O Rali do Nacional no passado deu a conhecer novas provas especiais de classificação no campeonato regional, a classificativa de Câmara de Lobos, a da Ponta do Sol e o salto da junto ao Estádio da Madeira que tem sido uma verdadeira zona espetáculo, são alguns exemplos.
Para a sexta ronda do campeonato da Madeira de ralis a organização do Nacional vai voltar a inovar e coloca no figurino da prova uma nova classificativa de 5 quilómetros e 750 metros na zona das Corticeiras, no Jardim da Serra.
A classificativa começa na Estrada Nova do Castelejo, passa junto à britadeira José Avelino Pinto depois Estrada Municipal das Corticeiras, terminando na Estrada do Brasileiro.
Uma nova classificativa que deve animar as equipas que também gostam de novos desafios.
O rali começa na sexta-feira 14 de setembro às 21:30 com a Super Especial de 2,70 km que fez sucesso no ano passado, no centro do Estreito de Câmara de Lobos.
No sábado mais oito especiais de classificação, a começar às 10:48 pela Fontainha 1 de 10,20 km, depois o rali ruma ao Funchal para a classificativa Palheiro Ferreiro de 12,55 km, seguindo-se um reagrupamento de 45 minutos no Parque do Poiso.
Depois a caravana enfrenta a especial Pedra do Poiso de 12,55 km. Com a recente queda de pedras no Caminho dos Pretos a organização tem a indicação que a estrada estará em condições por alturas do rali, caso não esteja a organização tem a solução que avança em tempo oportuno, segundo a RTP apurou.
Em seguida há classificativa Fontainhas 2, para depois as equipas cumprirem um reagrupamento de 50 minutos na hora do almoço.
Máquinas e pilotos rumam depois ao parque de assistências no Estreito de Câmara de Lobos de onde as equipas vão sair 30 minutos mais tarde em direção à nova classificativa que dá pelo nome Castelejo 1.Com 5,75 km, será a sexta classificativa da prova alvi-negra.
No figurino do rali consta a sétima classificativa, Câmara de Lobos 1 com 10,20 km, que é a classificativa das Fontaínhas feita na parte da manhã, mas à tarde é cumprida no sentido inverso.
A oitava pec é a segunda passagem pelo novo troço cronometrado Castelejo 2 e a caravana termina o rali percorrendo os 10,20 km da classificativa Câmara de Lobos 2.
Em seguida breve passagem (10 minutos) pelo parque de assistências, para as equipas se prepararem para a consagração no pódio.
Na Rua Nova da Praia há reagrupamento de onde os concorrentes seguem em direção ao pódio na Praça da Autonomia.
No total são 80,1 km de pura competição e adrenalina e que pode começar a decidir alguns títulos.
A organização já enviou toda a documentação à FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) e aguarda a apreciação e aprovação por parte do organismo que regula os ralis em Portugal.