Teve lugar ontem, por vídeo conferência, o plenário de emergência promovido pela Confederação do Desporto de Portugal que reuniu 75% dos Presidentes das Federações Desportivas e onde Ni Amorim apresentou a atual situação do Desporto Motorizado.
O plenário teve o objetivo de apresentar à Confederação do Desporto de Portugal um plano estratégico de emergência para a recuperação do Desporto Nacional contornando e vencendo os desafios levantados pelo novo Coronavírus.
Foram apresentadas múltiplas medidas, validadas pela esmagadora maioria e que serão apresentadas oportunamente pela Confederação do Desporto. O objectivo é a recuperação do desporto nacional, mas também, a elevação a um patamar de superior desenvolvimento.
Todos os Presidentes foram ouvidos e Ni Amorim fez questão de referir as suas preocupações relativamente a este período conturbado que vivemos: "Procurei evidenciar a realidade do desporto automóvel nacional neste momento, as preocupações financeiras sobretudo dos clubes associados e de pilotos e equipas que fizeram avultados investimentos para garantirem programas desportivos. Para além disso a preocupação quanto à data de um possível regresso à competição e em que condições. A Confederação do Desporto de Portugal está agora a preparar um documento que servirá de base a uma atuação conjunta e concertada de todas as federações desportivas e que certamente será o ponto de partida para conseguirmos reerguer aquilo que a pandemia destruiu".
Para além desta reunião, a FPAK preparou ainda um documento a pedido da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto onde apresenta de forma clara e concisa as medidas restritivas necessárias do estado de emergência para que de forma faseada e progressiva, seja possível o regresso do desporto motorizado ao ativo.
A FPAK espera que desta forma seja possível um regresso à competição ainda no decorrer do verão.