O Nacional igualou provisoriamente o AVS no segundo lugar da II Liga de futebol, após vencer em casa de forma esclarecedora o Benfica B, por 3-1, em partida relativa à 30.ª jornada da competição.
Com este resultado, os ‘alvinegros’ somam agora 59 pontos, os mesmos do AVS, que joga apenas na quarta-feira, em casa, frente ao FC Porto B, e continuam a quatro pontos de distância do líder Santa Clara, que tem 63.
A partida começou equilibrada mas a primeira oportunidade pertenceu aos jovens encarnados, aos sete minutos, com Pedro Santos a aplicar um remate de ‘trivela’ dentro de área, para defesa apertada de Rui Encarnação.
Os madeirenses reagiram pouco depois do quarto de hora, com Luís Esteves a beneficiar da primeira grande ocasião para os nacionalistas, mas André Gomes foi ao chão para fazer uma bela defesa.
A equipa de Tiago Margarido cresceu com o passar do tempo e foi com naturalidade que chegou à vantagem, à passagem do minuto 25, por via de uma deambulação de Witi, pela esquerda, que cruzou para o remate certeiro de Carlos Daniel.
Apesar do golo sofrido, André Gomes cotava-se como a figura do jogo, com mais duas excelentes intervenções: aos 37 minutos, parou um remate de Witi, sendo que ao minuto 43 o guarda-redes benfiquista deteve um ‘disparo’ de José Gomes.
A insistência deu frutos ainda antes do intervalo, com o Nacional a conseguir o golo da tranquilidade. Diogo Spencer falhou um corte em zona proibida e Gustavo Silva, oportuno na pequena área, fez o 2-0.
A abrir o segundo tempo, Chuchu Ramirez, em iniciativa individual, deixou vários defensores para trás e fez o terceiro para o Nacional, naquele que foi o seu 11.ª golo na II Liga, o 14.º no total da época.
A partir daqui, a partida entrou em toada morna, com os nacionalistas por cima das ocorrências, mas foi o Benfica B quem acabou por reduzir, já dentro do período de compensação.
Após um pontapé de canto pela direita, João Rêgo aproveitou um desvio de Nuno Félix, ao primeiro poste, para fazer o tento de consolação dos ‘encarnados’, fixando o resultado final em 3-1.