O Nacional sagrou-se hoje campeão nacional da II Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa do Arouca por 1-0, na 37.ª e penúltima jornada, graças a um golo do melhor marcador do campeonato, Ricardo Gomes.
Depois de garantir e festejar a subida de divisão no sábado, o Nacional entrou em campo com o título ‘na mira’, e logo aos quatro minutos, o avançado cabo-verdiano marcou o golo que selou o título para a equipa de Costinha. Esta vitória marca o 15.º jogo seguido dos madeirenses sem perder.
Os insulares entraram praticamente a festejar na partida, depois de uma perda de bola de Bruno Alves em zona proibida, aproveitada por Ricardo Gomes, melhor marcador da prova, que, à entrada da área, atirou colocado, sem hipótese para Bracali.
O Arouca, ao contrário do que fez durante esta temporada, procurou um futebol de passe e de toque, mas faltavam ideias à equipa de Miguel Leal, que cada vez que via o seu progresso para lá do meio-campo ser travado, ficava sem ideias e voltava a construir desde trás, sem resultados.
Até ao intervalo, destaque para uma hipótese para o Nacional aumentar a vantagem, com Witi a ter uma grande oportunidade à queima-roupa, negada pela rapidez de reflexos de Bracali, e, mais tarde, os ‘locais’ podiam ter chegado ao empate, mas o toque do ‘guardião’ Framelin evitou que a bola chegasse a Deyvison.
Na segunda parte, foram novamente os insulares a criar perigo, num passe de Ricardo Gomes a isolar Kaká, o médio seguiu isolado para a baliza, tentou fintar Bracali, mas o guarda-redes fechou a porta e segurou o esférico.
Era o ‘guardião’ quem evitava um resultado mais pesado, estando em destaque novamente aos 77 minutos, com uma defesa ‘milagrosa’ ao remate de Murilo já dentro de área e com tudo para fazer o golo.
O maior lance de perigo do Arouca surgiu num livre lateral de Nuno Valente, que tentou surpreender e atirou à baliza, mas Framelin estava atento e desviou para canto.
Logo a seguir, o Nacional teve duas oportunidades para marcar, mas Ricardo Gomes rematou primeiro ao poste, e depois, de cabeça, atirou por cima da baliza.
C/ LUSA