Um golo solitário do avançado brasileiro Soares, obtido na primeira parte, permitiu hoje ao Nacional vencer o União da Madeira, por 1-0, somando assim os primeiros pontos, em jogo da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol.
O triunfo dos ‘alvinegros’ no dérbi madeirense não foi nada fácil, dadas as dificuldades criadas pelos ‘azul-amarelos’, que hoje foram ao Estádio da Madeira com a intenção de pontuar, moralizados pelo triunfo (2-1), sobre o Marítimo, na jornada inaugural.
Depois de derrotada (2-1) em Braga na ronda anterior, a equipa orientada por Manuel Machado tinha por obrigação reagir a esse insucesso e fê-lo a modos de justificar a conquista da totalidade dos pontos, mesmo acabando o jogo reduzido a dez, devido à expulsão do egípcio Aly Ghazal, aos 85 minutos.
O conjunto da Choupana é agora o oitavo classificado, com três pontos, os mesmos do União da Madeira que é 10.º colocado.
O Nacional começou bem o jogo, criando situações de perigo na baliza defendida por Pedro Moreira, mas só aos 10 minutos deu o primeiro sinal, num remate de Salvador Agra que o guarda-redes unionista defendeu.
Seguiu-se uma fase menos atrativa na partida, que durou cerca de quinze minutos, após os quais o Nacional voltou à carga, com o médio Washington a ser protagonista de um remate à barra, aos 26 minutos, após um cruzamento de Salvador Agra.
O União da Madeira desceu algumas vezes à baliza do rival, mas com perigo relativo, uma vez que os lances foram travados, quer pela defesa quer pelo guarda-redes Gottardi.
Mas aos 41 minutos o Nacional marcou por intermédio de Soares, que, na pequena área, deu a melhor sequência a um lance conduzido pela direita.
Na segunda parte o cariz do jogo não se alterou muito, com a equipa da casa preocupada em marcar mais um golo para garantir o triunfo, enquanto os unionistas procuravam acercar-se da baliza contrária, mas de forma muito lesta, permitindo quase sempre a intervenção dos defesas adversários.
Washington, aos 57 minutos. e Soares, aos 64, ‘desenharam’ dois lances de bom futebol para o Nacional, mas André Moreira estava atento e impediu maiores veleidades.
Aos 72 minutos, foi a vez do unionista Danilo Dias rematar com perigo, mas Gottardi segurou, em dificuldade.