O Nacional venceu hoje o líder Santa Clara, por 1-0, nos Açores, em jogo da 26.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, aproximando-se dos açorianos e do AVS, segundo classificado.
O Nacional entrou pressionante e adiantou-se no marcador aos 13 minutos, por intermédio de Carlos Daniel, que aproveitou um mau passe de Pedro Ferreira para transportar o esférico e bater o guardião Gabriel Batista.
A turma madeirense esteve perto de marcar pela segunda vez aos 18 minutos, altura em que Witi quase deixou o avançado e companheiro de equipa Chuchu Ramírez na cara do golo. Foi uma boa jogada do moçambicano e, se o passe tivesse saído um pouco mais preciso, o venezuelano tinha todas as condições para aumentar a diferença.
Depois de uma primeira parte em que o Santa Clara foi uma sombra daquilo que já mostrou esta temporada, a turma de Vasco Matos tentou reagir no segundo tempo, mas foram os madeirenses quem ameaçaram pela primeira vez na etapa complementar: Danilovic rematou ligeiramente ao lado após passe de Gustavo da Silva.
O Santa Clara viu a tarefa de chegar ao empate ainda mais difícil após a expulsão de Klismahn aos 72 minutos, por acumulação de cartões amarelos.
Ainda assim, o conjunto orientado por Vasco Matos podia ter igualado o encontro aos 88 minutos, através de um pontapé de penálti no qual Rafael Martins permitiu a defesa a Lucas França.
Já nos descontos, Lucas França, ‘herói’ da turma forasteira, voltou a travar uma tentativa de Ricardinho e ainda tirou o ‘pão da boca’ a Rafael Martins quando este se preparava para finalizar em boa posição.
Com esta vitória, o Nacional continua na terceira posição, em lugar de play-off de subida, com 51 pontos, tendo reduzido para cinco a diferença para o Santa Clara, primeiro, e para o AVS, segundo, ambos com 56.