Duas vitórias e um terceiro lugar é o saldo da deslocação dos pilotos madeirenses da Associação de Karting da Madeira a Viana do Castelo, para a disputa da primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting 2023.
Num fim de semana repleto de ação no Kartódromo de Viana, foi o mais jovem dos pilotos madeirenses, Martim Meneses, que teve o saldo mais positivo desta participação, uma vez que venceu as duas finais que se disputaram sábado e domingo na categoria RX30 Júnior.
Sábado o piloto foi obrigado a sair da 14ª e última posição da grelha para a corrida 1, depois de um toque o ter deixado de fora da pré final, mas fez uma corrida que deixou toda a gente de queixo caído, ao recuperar até ao primeiro lugar e vencer de forma surpreendente.
Já no domingo, Martim Meneses largou da Pole Position apesar de perder a liderança na primeira curva, viria a recuperar rapidamente a posição e a partir daí liderou até ao final para garantir a segunda vitória do fim de semana. No final o saldo do «fim de semana foi muito positivo.
Tivemos algumas dificuldades nos arranques, mas depois durante as corridas acabamos por conseguir sempre ter um bom ritmo, que nos permitiu vencer as duas corridas. Quero agradecer à minha equipa e patrocinadores todo o apoio, que me permitiu alcançar estes resultados».
Já na RX30 Sénior, João Dinis foi o mais bem-sucedido, pois no sábado andou praticamente sempre dentro do top 5 e numa manobra bastante arrojada na última curva, conseguiu saltar da 5ª para a 3ª posição, terminando no pódio como ambicionava para esta participação.
Já no domingo e apesar de ter começado bem a 2ª final, já que saltou, logo no arranque, da 11ª para 5ª posição na curva 2 e chegando a rodar na 4ª posição, acabou fora de prova à 10ª volta, depois de um toque normal de corrida, que também envolveu outros dois pilotos.
«Foi um fim de semana agridoce. Ontem conseguimos alcançar o pódio, mas hoje não foi possível repetir o feito, pois quando estávamos a discutir a 5ª posição, fui “espremido” por duas vezes por outro piloto que resultou em dois toques e me obrigaram a abandonar.»
António Santos teve um fim de semana com um misto de emoções, pois no sábado, à chuva começou por ser um dos mais rápidos nos treinos livres pois foi 3º no molhado e 6º já em seco nos treinos cronometrados.
No entanto, não correu nada bem a qualificação 1, pois aconteceu um acidente à sua frente que não conseguiu evitar, dando um toque e sendo obrigado a abandonar. Arrancou na 27ª posição para a Corrida 1. Daí consegui recuperar cerca de 16 posições, beneficiando apenas de um abandono à sua frente, terminando em 11º. Hoje, depois de uma boa prestação nos treinos cronometrados, dois maus arranques na qualificação e na corrida, um deles por ter se envolvido em um toque, impediram-no de ir além da 19ª posição na corrida.
Para o jovem piloto «esta prova começou melhor do que terminou. No geral não foi um fim de semana muito positivo. Não nos posicionamos bem devido a algum azar. Estávamos rápidos e com bom material, mas alguns toques e um problema mecânico hoje, ditaram os resultados», concluiu.
Leadre Carvalho começou com bom andamento no fim de semana, mas no sábado de manhã, a chuva baralhou os planos da equipa. Na corrida de qualificação recuperou muitos lugares até a 14ª posição de onde arrancou para a Corrida 1, que por sua vez correu menos bem pois a falta de experiência no meio de tantos pilotos (33) levou-o a ser surpreendido pelos mais experientes, terminando em 29º. No domingo, os treinos não correram da melhor maneira e foi complicado recuperar e depois na final teve um incidente com outro piloto que o obrigou a abandonar.
No entanto o jovem piloto referiu o facto de ter sido «um fim de semana muito interessante, onde acumulei muita experiência que será muito importante para o meu futuro».
Os pilotos madeirenses voltam à ação no continente, no fim de semana de 1 e 2 de abril, no kartódromo de Baltar, para a disputa da Rotax Winter Cup, prova de preparação para a primeira prova do Campeonato Nacional Rotax, que se inicia a 15 e 16 de abril em Braga.