No Estádio do Marítimo, Romain Correia, aos 21 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Ulisses, aos 38, com um autogolo, e Francisco Gomes, aos 87, em transição rápida, marcaram para o conjunto do segundo escalão, que conquistou o troféu, de cariz particular, organizado pela Associação de Futebol da Madeira.
A jogar em casa, os ‘verde-rubros’ chegaram cedo à vantagem, por intermédio de Romain Correia, através de um cabeceamento ao segundo poste, aproveitando um desvio que deixou a defesa ‘alvinegra’ fora de posição, aos 21 minutos.
Perto do intervalo, tudo ficou mais complicado para o Nacional, depois de uma perda de bola comprometedora de Laabidi, que resultou no lance do 2-0.
Vladan Danilovic aproveitou o erro defensivo para progredir no terreno, cruzando para o interior da área, sendo que acabou por ser o defesa Ulisses a introduzir o esférico na baliza de Lucas França, aos 38.
Depois do descanso, a equipa orientada por Tiago Margarido voltou melhor, tendo beneficiado de uma excelente oportunidade, aos 60 minutos, com Witi a surgir isolado perante Gonçalo Tabuaço, que fez a defesa da tarde.
Porém, durou pouco a reação do Nacional, que nunca se conseguiu encontrar em campo, valendo o guarda-redes Kaique Azarias, em dois lances consecutivos, a remates de Afonso Freitas e Peña Zauner, aos 80.
Aos 87, tempo ainda para o 3-0 final, apontado pelo recém-entrado Francisco Gomes, em jogada de contra-ataque, desta feita sem hipóteses para Kaique, fixando, assim, o resultado final.
O Marítimo estreia-se na II Liga portuguesa em 10 de agosto, um domingo, com a receção ao Lusitânia de Lourosa, às 14:00.
Por sua vez, o Nacional inicia a I Liga no sábado, diante do Gil Vicente, em partida da primeira jornada, às 15:30, no Estádio da Madeira.