O Marítimo, finalista vencido nas duas últimas edições, venceu hoje em casa o União da Madeira por 3-1, e qualificou-se para a fase de grupos da Taça da Liga portuguesa de futebol.
A formação ‘verde-rubra’ até esteve a perder, com um golo de Nsor, logo no primeiro minuto, mas conseguiu dar a volta ao dérbi, graças aos golos de Edgar Costa (42 minutos), Dyego Sousa (48) e Ghazaryan (55).
O técnico Daniel Ramos fez quatro alterações na equipa maritimista, ao lançar Charles, Deyvison, Ghazaryan e Amido Baldé. Do outro lado, Filipe Rocha mudou nove jogadores nos ‘azuis e amarelos’, mantendo apenas Allef Nunes e Caminata no ‘onze’.
O cronómetro nem marcava um minuto quando o União inaugurou o marcador, numa jogada rápida em que Barbosa deu a bola a Caminata e este assistiu Nsor, que rematou colocado para o primeiro golo do jogo.
O Marítimo respondeu aos 21 minutos, num cabeceamento de Xavier por cima, enquanto o União procurou aumentar a vantagem, com um remate de Mica, aos 32 minutos, para defesa de Charles.
Até ao intervalo, a equipa da casa controlou o jogo e as oportunidades foram-se sucedendo, com destaque para o cabeceamento de Amido Baldé à barra, aos 39 minutos.
O golo do empate iria chegar aos 42, num canto em que a bola sobrou para Edgar Costa e o remate do antigo jogador do União desviou num jogador adversário, enganando o guardião Nilson, que ficou pregado ao relvado.
Ao intervalo, Daniel Ramos lançou Dyego Sousa e o avançado brasileiro marcou logo aos 48 minutos, num lance de ataque rápido em que ficou isolado, fintou Nilson e completou a reviravolta no marcador.
Sete minutos depois, novo golo do Marítimo, desta feita pelo internacional arménio Ghazaryan, que finalizou de pé esquerdo colocado à entrada da grande área, assistido por Edgar Costa.
A reação visitante não demorou e a equipa de Filipe Rocha apostou no jogo aéreo, embora a pontaria não estava afinada.
O Marítimo também teve possibilidade de marcar, através de Edgar Costa, que teve duas oportunidades claras, aos 66 e 76 minutos, para voltar a marcar.