O Marítimo comemora hoje 25 anos da estreia nas competições europeias, um "marco relevante", destacou o clube madeirense, e que serviu para consolidar o "projeto de afirmação" maritimista no principal escalão do futebol português.
A 14 de setembro de 1993, na Bélgica, o Marítimo realizou o primeiro jogo europeu, diante do Antuérpia, na primeira mão da ronda inaugural da ‘extinta’ Taça UEFA, embora o resultado não deixe boas recordações, face ao desaire por 2-0, ‘escrito’ com golos de Severeyns, aos 48 minutos, e Milos Bursac, aos 90.
Em nota enviada à comunicação social, o conjunto ‘verde rubro’ considerou a estreia um "marco relevante na história da coletividade" e destacou de ter sido o "primeiro clube português com sede social fora do espaço continental a marcar presença em provas europeias".
A eliminação acabou por ser confirmada a 28 de setembro, com um empate (2-2) nos Barreiros, num jogo em que os belgas até estiveram a ganhar por 2-0, com golos apontados na primeira parte, por Severeyns (36 minutos) e Didier Segers (41).
O melhor que a formação madeirense conseguiu foi chegar à igualdade no segundo tempo, graças aos tentos de Heitor, aos 67 minutos, e Vado, aos 77.