O madeirense Marcos Freitas, atual oitavo classificado do Ranking Mundial não conseguiu atingir os Quartos de Final no ITTF World Tour Grand Finals, evento que se encontra a decorrer no Pavilhão Municipal de Odivelas (Lisboa) até o próximo domingo (13 de dezembro).
Nos Singulares Masculinos, Marcos Freitas disputou o encontro dos Oitavos de Final frente ao chinês Ma Long, atual nº 1 do Ranking Mundial e Campeão do Mundo, tendo perdido por 1-4 (7-11, 3-11, 7-11, 11-5 e 8-11).
Como já era esperado este foi um encontro muito difícil para o atleta luso, Marcos não entrou bem no encontro, perdendo os primeiros três sets. No quarto set, o atleta madeirense reagiu, vencendo por 11-5, o set seguinte foi muito equilibrado mas o adversário asiático revelou-se intransponível.
Em Singulares Femininos, a atleta Fu Yu (nº 31), orientada pelo técnico madeirense António Jorge Fernandes (CD São Roque) defrontou a atleta chinesa Ning Ding (nº 3) no encontro dos Oitavos de Final, averbando uma derrota por 0-4 (6-11, 6-11, 5-11 e 6-11).
Com estes resultados, já não restam atletas lusos na competição de Singulares, apenas o par Tiago Apolónia/João Monteiro continua em prova e amanhã (sábado, 12 de dezembro) às 12h15 (horário RAM) irá disputar o encontro das Meias Finais frente à dupla da China Taipé Hung-Chieh Chiang/Sheng-Sheng Huang.