Ante o veterano alemão, antigo número 25 mundial, Freitas perdeu pelos parciais de 11-8, 9-11, 11-7 e 13-11, ficando arredado da final de domingo no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia.
O olímpico, de 35 anos, era o último luso em prova e entrou no torneio como cabeça de série, procurando manter a boa forma da época até aqui, após recuperar em pleno de uma lesão.
Este ano, o madeirense venceu já um torneio, em Lima, e foi vice-campeão do Jogos Europeus Cracóvia2023, procurando amealhar pontos suficientes para participar nas Finais da temporada, que consagram os melhores do mundo.
O número um nacional ‘esbarrou’ no alemão Steffen Mengel, ‘carrasco’ de três portugueses, após ter eliminado Tiago Apolónia, 47.º mundial, nos ‘quartos’, e João Geraldo, 35.º, nos oitavos de final.
Assim, a final de singulares masculinos vai opor o germânico ao sul-coreano Jaehyun An, 38.º jogador mundial, enquanto, em femininos, se vão defrontar duas chinesas, Yiyun Yang, 136.ª, que eliminou a portuguesa Jieni Shao (51.ª) nos quartos de final, e Xunyao Xi, 64.ª.