O primeiro atleta madeirense a partir foi Manuel Faria na prova TDS (Sur les Traces des Ducs de Savoie), prova com distancia de 119km, 7700 D+ (desnivel positivo), com 33h máximo tempo para concluir a prova, partiram cerca de 1600 atletas de muitas nacionalidades.
A prova tinha várias dificuldades uma vez que passava várias vezes acima dos 2000 metros de altitude, Arête du Mont-Favre (2435m), Col Chavannes (2603m), Col du Petit Saint-Bernard (2,188m), Passeur de Pralognan (2,567m), Col de la Gitte (2,322m), Col du Tricot (2,120m), este ano teve mais uma agravante que foi uma vaga de calor, que nos Alpes ainda torna mais difícil.
Mesmo assim o atleta madeirense esteve muito bem nesta prova, esteve até durante muitos km no top 30 mas acabou por descer alguns lugares, terminando mesmo assim bem classificado numa prova desta dureza e sendo apenas a segunda vez que o atleta participa em provas internacionais.
Terminou em 70º lugar á geral, 43ºescalão sénior e 2ºmelhor Português com o tempo de 20H31.
Foi no dia 27 de Agosto pelas 08H15 que partiram para o desafio OCC-Orsières – Champex – Chamonix, para os 53km com 3300D+ (desnível positivo), cerca de 1200 participantes aventuram-se nos trilhos destas montanhas.
Lourens Naudé veio a cruzar a meta com o tempo de 7H01 sendo 52º á geral, 33ºdo escalão sénior e melhor atleta Português. Sónia Mendonça viria a cruzar a meta com o tempo de 9H56 sendo 503ºgeral, 54º feminina e melhor atleta Portuguesa.
Sexta feira dia 28/08/2015 era o dia de começar a prova CCC (Courmayeur-Champex-Chamonix),prova passa por dois países França e Suiça, tem como distância 101km,com 6000D+ (desnível positivo), 26H30 é o tempo máximo para concluir esta prova.
A prova conta com alguns pontos de dificuldade elevada,ascensão do Tête de la Tronche (2584m), então Grão-col Ferret (2537m) durante o primeiro terço da corrida.
A segunda parte leva a 3 ascensões pesados: Bovinos, Tseppes e La Tête Au.Foram cerca de 1900 atletas que disseram sim a este desafio entre eles estavam alguns madeirenses, Humberto Freitas do Clube de Montanha do Funchal, Ana Gomes do Clube de Montanha do Funchal e Francisco Freitas do ACD Jardim da Serra/Madeira Ultra Runners.
Nesta prova estavam distribuídos pelo percurso 10 abastecimentos sólidos e líquidos assim como muda de roupa e posto médico.
Ana Gomes acabou por não concluir a prova tendo desistido aos 22,1km,quanto ao Humberto Freitas terminou na 557ºlugar à geral com o tempo de 21H52 sendo o segundo melhor madeirense.
Quanto ao Francisco Freitas,fez um resultado que acaba por não se surpresa uma vez que tem vindo a ter uma evolução fantástica, é determinado e acima de tudo muito humilde.
Fez uma evolução na prova fenomenal, de posto control para posto de controlo, subia sempre 7/8 posicões em alguns até mais,em cerca de 90km subiu cerca de 90 posiçoes.
Fez um brilhante Top15 numa prova que conta com a elite internacional ou não fosse por esta altura a meca do Trail Running Mundial (Mont Blanc).
Francisco Freitas cruzou a meta em 14ºá geral/10ºsénior com o tempo de 13H53 e foi o melhor Português em prova.
Por fim, a mitíca UTMB(UltraTrail Du Mont Blanc) prova mítica com 100 milhas, cerca de 168km e com um desnível positivo de 10.000D+.
Esta é uma prova de extrema dureza mas ao mesmo tempo deslumbrante a nível de paisagens e de superação.
Sendo uma prova dura por natureza, tem alguns pontos onde se faz sentir ainda mais as dificuldades, sendo então ascensão de passagens elevadas (col de Voza, col du Bonhomme, col de la Seigne, grand col Ferret), bem como o cume do Mont favre, a Bertone Refuge, Bovinos, Tseppes e Tête au vent.trilhos em direção a Saint Gervais, Courmayeur, La Fouly, Trient e Vallorcine.
Na partida estavam 2300 atletas das mais variadas nacionalidades, muitos portugueses e claro que a Madeira também marcou presença com o atleta Pedro Alves do Clube de Montanha e Leonardo Diogo do Madeira Ultra Runners que acabou por não partir. Fonte próxima do atleta informou que uma vez que está para breve a sua participação na prova SALOMON PIRINEU ULTRA 2015 é um dos 5 eventos ultra-resistência do Skyrunner World Series, optou não realizar a UTMB.
Quanto ao atleta do Clube de Aventura da Madeira Pedro Alves no momento está em prova com cerca de 23h23, já percorreu cerca de 101km e vai na posição 1112º.
Texto com a colaboração de Filipe Custódio