A competição contou com um recorde de participação com mais de 250 atletas, divididos pelas diferentes embarcações e escalões, com destaque para os canoístas madeirenses. Num percurso que não foi o ideal pela falta de condições de downwind, foi ainda possível ter parte do mesmo com algumas ondas e vento ao longo dos 18 quilómetros de prova.
A dupla da Associação Náutica de Câmara de Lobos, José Ferreira/João Ornelas Rodrigo Santos, em SS2 Sénior Masculino, arrecadaram a Medalha de Prata com o tempo de 57 minutos e 27 segundos. Bernardo Pereira do CNCalheta foi o vencedor em SS1 Seniores, com o tempo de 58 minutos e 39 segundos, seguido por David Fernandes, seu colega de equipa que terminou a prova a menos de 1 segundo de diferença. Já Oleksandr Bobuskyy, do CNCalheta, arrecadou o nono lugar, concluindo a prova em 1 hora e três minutos.
Luísa Pereira do Centro Treino Mar arrecadou o segundo lugar em SS1 Juniores Feminino, com o tempo de 1h15m30 segundos. Já na categoria SS1 Juniores Masculinos, Diogo Costa Ferreira e Miguel Orfão, do Clube Naval da Calheta, arrecadaram o 4º e 5º lugar, concluído o percurso em uma hora e três minutos e em uma hora e cinco minutos respetivamente.
Nos SS1 Masters A, Luis Silva do Centro Treino Mar, concluiu a prova no 6º lugar com o tempo de uma hora e quinze minutos. Afonso Costa / Rosélio Barros da Associação Náutica de Câmara de Lobos, ficaram-se pelo 11º lugar em SS2 Juniores.
A II Etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar terá lugar no norte
do país, mais precisamente em Vila do Conde, no dia 25 de junho.