
Desporto
16 jul, 2025, 09:30
Madeirense ajuda Portugal a garantir a manutenção
Portugal garantiu ontem, em Ostrava, na Chéquia, o 11.º lugar final no Campeonato da Europa de Jovens e a respetiva manutenção na principal divisão de ténis-de-mesa no escalão de sub-15 masculinos. Com o contributo do madeirense Rodrigo Vilhena
Um resultado positivo para a seleção portuguesa que é orientada pelo madeirense Hélder Melim. O treinador da Associação Desportiva Galomar tem motivos para estar satisfeito com a prestação da seleção nacional, em especial com a grande performance de Rodrigo Vilhena, jogador que cresceu sob a sua orientação no clube do Caniço e que venceu 7 dos 10 jogos que disputou nesta competição.
O jovem madeirense foi o jogador decisivo para as cores lusitanas em solo checo e mostrou que há que contar com ele para a competição individual que se inicia amanhã.
O conjunto português, formado por Rodrigo Vilhena (AD Galomar) e Lucas Adão (ACR Saavedra Guedes) garantiu o 1.º lugar do grupo D, após duas vitórias, sobre a seleção da casa a Chéquia (3-0) e a Inglaterra (3-1), e uma derrota com a Roménia (2-3).
Um resultado que colocou Portugal no Mapa Final com a possibilidade de lutar por uma posição entre o 1.º e o 16.º lugar. No entanto, na partida que poderia permitir a Portugal lutar por uma eventual medalha, o resultado não foi o esperado e a formação lusa acabou derrotada, algo surpreendentemente, por 3-0 pela Dinamarca.
Com esta derrota Portugal ficou afastado da luta pelo pódio e acabou a disputar um lugar entre a 9.ª e a 16.ª posição. Nesta fase o triunfo sobre a Suécia (3-1) garantiu, desde logo, a manutenção ao conjunto orientado por Hélder Melim, que na derradeira partida acabou derrotado pela Suíça (1-3), terminando dessa forma no 11.º lugar final.
Um saldo de três vitórias e três derrotas não pode ser considerado brilhante, mas foi um resultado positivo e que garantiu o objetivo principal que era a manutenção de Portugal entre a elite do ténis-de-mesa europeu no escalão de sub-15 masculinos.
Brilhante foi a prestação de Rodrigo Vilhena, que captou a atenção de todos os presentes na competição e que provou na mesa que apesar de esta ser a sua primeira época neste escalão possui já um nível de jogo muito alto e que esta foi, sem dúvida, mais uma grande experiência para o seu futuro.