O Águas Santas juntou-se hoje ao FC Porto na final da Taça de Portugal de andebol, após bater o Madeira SAD, por 24-22, no segundo jogo da ‘final four’, que se disputa em Sines.
Muito por culpa da grande exibição do veterano guarda-redes António Campos, os nortenhos estiveram sempre na frente do marcador e, apesar do susto que viveram com a recuperação dos madeirenses no período final do encontro, acabaram por merecer a presença na segunda final da sua história.
Aos 20 minutos, o Águas Santas conseguiu, pela primeira vez, estabelecer uma diferença de três golos no marcador (8-5) e a partir daí foi mantendo sempre os madeirenses a uma distância controlada até ao intervalo (12-9).
Uma entrada concentrada na segunda parte permitiu mesmo à equipa de José António Silva chegar a uma vantagem de seis golos aos 45 minutos (20-14), mas foi então que uma quebra inesperada podia ter tido consequências bem mais graves.
Os academistas tiveram um período de oito minutos sem ‘faturar’ e permitiram ao Madeira SAD reduzir para 20-18, reentrando na discussão da partida e mantendo a incerteza até ao final.
A menos de um minuto do final, os madeirenses reduziram mesmo para um golo de diferença (23-22) mas o acerto de Gonçalo Vieira (seis golos) na última bola de que dispôs a sua equipa selou o triunfo por 24-22 a poucos segundos do fim.
A final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, joga-se no domingo, a partir das 17 horas, no Pavilhão Multiusos de Sines.
C/ LUSA