O Madeira SAD somou o seu 14.º titulo de campeão nacional de andebol feminino, onze dos quais sucessivos, de 1998/99 a 2008/09, e recuperou o cetro que lhe fugiu em 2016/17, depois do triunfo em 2015/16, precisamente para o Colégio de Gaia.
A formação insular, primeira classificada da fase regular, com 21 vitórias e um empate, com mais quatro pontos do que o Colégio de Gaia, dispunha de uma vantagem de 2-0 no ‘play-off’ e estava apenas a um triunfo da conquista do título.
As equipas entraram determinadas em conquistar a vitória, pertencendo ao Colégio de Gaia, nos minutos iniciais, a liderança do marcador, que liderou até aos 5-4, altura em que o Madeira SAD conseguiu igualar a partida e deu a ‘cambalhota’.
Tirando partido da ansiedade da equipa gaiense, obrigada a vencer para permanecer na luta pela revalidação do título, a tranquila formação do Madeira SAD chegou à vantagem de quatro golos ao intervalo (14-10), que alargou para cinco no final (25-20).
Beatriz Sousa, com oito golos, e Mónica Soares, com sete, foram as jogadoras do Madeira SAD em destaque no capítulo da concretização, enquanto na anfitriã equipa do Colégio de Gaia Carolina Monteiro, com sete golos, fez a diferença.
Madeira SAD e Colégio de Gaia têm marcado novo encontro a 19 de maio, em Vila Pouca de Aguiar, desta vez em jogo referente às meias-finais da ‘final four’ da Taça de Portugal.
C/ LUSA