A organização do evento está à responsabilidade da Associação de Motociclismo da Madeira que, em parceria com o promotor nacional Pedro Bourbon, tudo farão para afirmar estes eventos como um verdadeiro cartaz promocional da Madeira, com vista à manutenção da competição já em 2022, dado que o Funchal reúne todas as condições necessárias para a prática desta modalidade.
O Trial Urbano é uma vertente do motociclismo, organizada normalmente num recinto urbano podendo, no entanto, ser realizada em recinto fechado, com obstáculos artificiais, para a qual a habilidade e regularidade dos pilotos constituem a base dos resultados. Habitualmente constituídas por 5 zonas construídas de forma a poderem ser ultrapassadas em ambos os sentidos.
Com mais de duas dezenas de pilotos inscritos, irão ser disputadas duas provas que contarão com pilotos de três classes distintas: a classe Elite, a classe Senhoras e a classe Futuro. A primeira delas integra a generalidade dos pilotos, excetuando-se as concorrentes do sexo feminino que pontuam na classe Senhoras, cabendo aos jovens pilotos integrar a outra classe anteriormente referida.
As provas decorrerão, quer no sábado, quer no domingo, das 14 às 17 horas, estando depois prevista a entrega de prémios para as 17h30.
Esta iniciativa é organizada sob égide da Federação de Motociclismo de Portugal e conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, do Turismo da Madeira e de várias entidades pertencentes ao tecido empresarial regional.
A terminar, e focando o aspeto de segurança, a organização pede a todos os que acompanhem o evento que o façam de forma organizada, respeitando a etiqueta respiratória e fazendo do uso da máscara uma regra permanente. É ainda importante que os espectadores se coloquem nos sítios recomendados pela organização, respeitando sempre a velha máxima de que “o desporto motorizado deve ser acompanhado perto da emoção, mas longe do perigo.”