Catarina Costa (-48 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Jorge Fonseca (+100 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Bárbara Timo (-63 kg) e João Fernando (-81 kg), este último na quota continental, formam a equipa das ‘quinas’.
“Estes são os nossos olímpicos que vão a Paris. Esta semana a Federação Internacional de Judo divulgou os rankings atualizados e Portugal vai ter seis representantes neste evento que de quatro em quatro reúne os melhores dos melhores”, anunciou a federação.
A equipa lusa ficou definida depois do final da competição individual dos Mundiais da modalidade, que se realizaram em Abu Dhabi e terminaram em 23 de maio.
De fora ficou Telma Monteiro (-57 kg), a judoca portuguesa mais medalhada de sempre, que perdeu logo na estreia em Abu Dhabi, não conseguindo conquistar os pontos de que precisava, numa época marcada por uma grave lesão, sofrida em novembro.
A judoca do Benfica, quatro vezes vice-campeã mundial e seis vezes campeã europeia, procurava, aos 38 anos, repetir Atenas2004, Pequim2008, Londres2012, Rio2016 e Tóquio2020, e tornar-se a primeira desportista feminina portuguesa, e a primeira judoca a nível mundial, a conseguir o ‘hexa’.