Disputado na modalidade de stableford – a que traduz o número de pancadas em pontos, considerando o handicap do jogador – o torneio contou com a participação de oito dezenas de jogadores, entre locais, madeirenses, jogadores do continente, Dinamarca e de outros países.
Santiago Câmara, que esteve uns anos sem jogar, regressou a um nível surpreendente, inscrevendo no seu cartão 86 pancadas, o que lhe valeu 40 pontos pois jogou com handicap 16. O jogador do PXO Clube fez 9 buracos a par, prestação que em parte justifica a sua vitória.
Ainda entre os homens, Torben Christoffersen fez oito buracos a par, totalizou 92 pancadas e como é HCP 24 somou os mesmos 40 pontos que o vencedor, acabando em segundo.
O terceiro lugar do pódio foi para o portosantense Rui Escórcio de Brito que fez + 6 pancadas (78), um score brilhante para um handicap 8 que deste modo somou 38 pontos, mercê de um birdie e nove buracos jogados a par.
Na competição feminina deu-se o impensável. Uma criança de 12 anos venceu, depois de uma prestação excecional. Com 92 pancadas – três buracos a par – Laura Santos conseguiu uns impensáveis 47 pontos, mais um que Maria Cunha, jogadora do Miramar que agora reside no Porto Santo e que fez 89 pancadas e 46 pontos, fazendo cinco buracos a par. Fátima Pereira, do Porto Santo, foi a terceira com 85 pancadas e 38 pontos.
De destacar a participação de vinte e cinco senhoras.
Um olhar aos resultados gross – o que contabiliza apenas as pancadas – o portosantense João Pedro Paixão voltou a ser o melhor, com um surpreendente eagle no buraco 11, um par 4 que fez em duas pancadas. A este juntam-se dois birdies e 10 buracos jogados a par, o que lhe permitiu 74 pancadas, mais duas que o par do campo.
Miguel Pereira, um homem da casa também, fez 77 pancadas – um birdie, 11 pares – e o já destacado Rui Escórcio de Brito fez 78 pancadas. Nota, ainda, para o portosantense Paulo Correira – um birdie e 9 pares – e para o jovem campeão João Santos, que concluiu com 80 pancadas, depois de 2 birdies e oito buracos a par.
Referência final para a excelente organização do Porto Santo Golfe, que ofereceu um campo em boas condições, um programa social agradável e um almoço de entrega de prémios bem animado, com a presença de saltimbancos e outras figuras ligadas à chegada de Cristóvão Colombo ao Porto Santo.