João Pinheiro, de 37 anos, terá os compatriotas Bruno Jesus e Luciano Maia como árbitros assistentes, enquanto Tiago Martins desempenhará a função de videoárbitro (VAR), assistido pelo também português Fábio Melo e pelo neerlandês Pol van Boekel. O azeri Elchin Masiyev será o quarto árbitro.
Internacional desde 2016, João Pinheiro vai arbitrar dentro de duas semanas a primeira final de uma competição europeia, depois ter estado na final da Liga dos Campeões de 2024/25, em que o PSG goleou o Inter Milão por 5-0, mas como VAR.
Na época passada, o árbitro português dirigiu cinco partidas da Liga dos Campeões, além de dois encontros na Liga Europa – um deles precisamente do Tottenham, frente ao AZ Alkmaar, nos oitavos de final – e outros dois na Liga Conferência, como a segunda mão da meia-final entre Chelsea e Djurgarden, vencida pelos londrinos.
Apesar de se estrear numa decisão europeia, o ‘juiz’ da associação de Braga já tem no currículo quatro finais de competições portuguesas, nomeadamente três da Taça da Liga e uma da Taça de Portugal, tendo ainda dirigido por duas vezes jogos da Supertaça Cândido de Oliveira.
Conduziu a final da Taça da Liga de 2018/19, em que o Sporting bateu o FC Porto no desempate por grandes penalidades, enquanto em 2021 arbitrou a vitória do Sporting sobre o Sporting de Braga (2-1) na Supertaça.
Em 2022/23, acrescentou ao histórico pessoal as decisões da Taça da Liga e da Taça de Portugal, ambas conquistadas pelos ‘dragões’, a primeira frente ao Sporting (2-0) e a segunda, no Jamor, diante do Sporting de Braga (2-0).
Na temporada transata, foi o ‘juiz’ designado para a Supertaça, que opôs o Sporting ao FC Porto e que terminou com triunfo dos ‘azuis e brancos’, no prolongamento, e para a decisão da Taça da Liga, na qual o Benfica se impôs ao Sporting no desempate por castigos máximos, em Leiria.
O jogo entre a equipa francesa, na qual alinham os internacionais portugueses Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos, e a inglesa, vencedora da Liga Europa, realiza-se no Estádio Friuli, na cidade italiana de Udine, com início às 20:00 (hora de Lisboa).
Lusa