Depois de ter alcançado resultados excecionais no seu último ano como júnior, o atleta de SUP do Ludens Clube de Machico, João Guilherme Olim, vai trocar de equipa.
Na semana passada anunciou a sua saída da equipa da NSP, equipa à qual pertenceu na época de 2023 e hoje dia 7 de Fevereiro de 2024 anuncia a sua entrada na SIC Maui, uma marca internacional criada por Mark Raaphorst em 2006.
Esta nova participação na equipa resulta de uma parceria do atleta com a SIC Maui e com a SUP Norte. Esta parceria tem como objectivo elevar ainda mais o nível do atleta e da equipa, bem como impulsionar em Portugal, tanto a marca, como a loja, que actualmente já é a maior loja de SUP no país.
A época desportiva de SUP em Portugal está prestes a começar, com a primeira grande prova marcada para 23 e 24 de Março, uma prova do campeonato nacional organizada pela Federação Portuguesa de canoagem que se realizará em Mirandela. A ambição de fazer mais e melhor motiva o atleta madeirense de SUP que vai continuar a ter o apoio da Dupladp, do Crédito Agrícola, da MAIS, da Grant Thornton, do Turismo da Madeira e da Câmara de Machico.
Em 2023, ano em que entrou na Universidade, João Guilherme Olim viveu uma época de sonho. Foi ao 2023 ICF Stand Up Paddling World Championships, que se disputou em Pattaya, na Tailândia, e obteve resultados promissores. Conquistou o 3.º lugar na final B de Race Técnico, o que garantiu um honroso 15.º lugar da geral na categoria de Race Técnico a Portugal na categoria júnior e esteve ainda entre os semi-finalistas da prova de sprint júnior, tendo fechado esta participação na prova de velocidade no sexto lugar final do seu ‘heat’.
O atleta madeirense de SUP chegou ao Mundial com títulos nacionais no escalão sub-18, tanto na Maratona, como no Sprint e no Race Técnico. E alcançou também um brilhante 6.º lugar no ISA World SUP and Paddleboard Championship, na cidade francesa de Les Sables d’Olonne.