Tânia tem 21 anos e joga no Marítimo. A irmã, Júlia, um ano mais nova, representa o Clube Albergaria. Em comum tinham o sonho de vestir a principal camisola de Portugal, que esta semana se tornou realidade.
As irmãs Mateus, nascidas na Madeira no seio de uma família apaixonada com vários desportistas, iniciaram esta segunda-feira o estágio em Guimarães.
Em conversa com o fpf.pt, prometem muito trabalho para conquistar um lugar nas opções do Selecionador Nacional e revelam que sonhavam há muito com a chamada conjunta à Equipa das Quinas.
"Já tínhamos falado sobre isso. O nosso sonho era jogar um dia juntas na Seleção A. Fomos finalmente convocadas e estamos aqui a treinar. É meio caminho andado e uma felicidade gigante, porque temos uma ligação muito forte", garantiu Tânia Mateus.
Júlia foi chamada à seleção sub-17 em 2015, na altura com 15 anos. Nessa altura já mostrava a vontade que tinha em partilhar a experiência com a irmã mais velha, ainda que ambas joguem na mesma posição.
"Pela primeira vez, o nosso sonho tornou-se realidade. Mesmo que uma volte e outra não, ambas ficaremos contentes", avisou.
"Importante é estarmos aqui com o mesmo espírito de luta e focadas em aproveitar a oportunidade. Sabemos que temos mais degraus a subir e vamos dar o máximo para voltar a este espaço. Queremos que esta chamada seja recorrente", adiantou Júlia Mateus, que concilia um curso superior no Politécnico de Viseu com o futebol no Clube Albergaria.
Rivalidade entre as duas irmãs? Só na Liga BPI, “mas é uma coisa saudável", apressa-se a dizer Tânia Mateus.
A Seleção Nacional A feminina realizou, esta segunda-feira, o primeiro treino em Guimarães e vai disputar um jogo de preparação esta terça-feira, diante da equipa principal do Valadares Gaia. Será uma oportunidade para o treinador Francisco Neto observar em ação as 22 jogadoras convocadas.