O CAB e a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) vão colaborar na organização de uma iniciativa solidária denominada ‘Amigos do Autismo’. O evento trata-se de um jogo de ‘celebridades’ e a ideia por detrás do projecto é angariar fundos para ajudar a APPDA a desenvolver a sua missão de apoio às crianças e jovens que sofrem de perturbações do desenvolvimento.
O jogo será realizado no dia 9 de Abril, um sábado, no Pavilhão do CAB, pelas 18h00. Entre os nomes já confirmados estão Bruno Pereira, João Canada, Márcio Nóbrega, Susana Fontinha, Paulo Lima, Valentina Jesus, Eduardo Jorge, Rui Caetano, Ricardo Oliveira, Romano Faria, Marsílio Aguiar, Francisco Gomes, Pedro Freitas e Filipe Rebelo, entre outros.
A APPDA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública. Criada por um grupo de Pais em Abril de 2004, a APPDA tem três valências, nomeadamente Centro de Apoio Terapêutico (que proporciona um apoio individualizado a crianças, jovens e adultos com perturbações do desenvolvimento e autismo), Centro de Férias Inclusivo (que tem como objetivos ocupar os tempos livres de crianças e jovens com e sem perturbações do desenvolvimento de forma a promover competências necessárias para a integração social) e Centro de Atividades Diárias (que visa promover o processo de desenvolvimento pessoal, autonomia e inclusão social através de um leque de atividades da vida diária, atividades desportivas, socioculturais e pedagógicas).
No jogo que será realizado em parceria com o CAB, a contribuição dos ‘jogadores’ participantes para a causa virá na forma de um ‘kit’ que os mesmos irão adquirir e que inclui, entre outros objectos, uma t-shirt alusiva ao evento e uma recordação preparada pelas crianças e jovens que frequentam a APPDA.
Para Francisco Gomes, presidente do CAB, o evento ‘Amigos do Autismo’ insere-se no trabalho de proximidade que o clube da Nazaré tem vindo a desenvolver ao longo dos anos juntos de várias instituições sociais madeirenses e constitui mais uma afirmação do papel social que os Amigos têm como parte muito importante da sua vocação institucional.
Segundo o líder do clube, "O desporto só faz sentido quando é colocado ao serviço das causas – e é isso que está a ser feito nesta iniciativa. O CAB, como Clube Formador que está virado para a educação desportiva e social de crianças e jovens, associa-se com orgulho ao evento e confiamos que a participação de pessoas de vários quadrantes da sociedade ajudará a fazer do mesmo um sucesso."