Está a ser duro o fim-de-semana de Francisco Abreu nesta que é a quinta ronda do TCR Europa e que tem lugar no circuito holandês de Assen.
Com “novidades” no plano técnico, impostas pela regulamentação do campeonato, o piloto do Peugeot 308 TCR sentiu grandes dificuldades, que contrastam com aquelas que foram as suas recentes exibições na competição. O 15º lugar conquistado na primeira das duas corridas reflete a exigência que recai sobre o jovem piloto português.
A regulamentação do TCR Europa que contempla alterações no BOP (Balance of Performance) de prova para prova e tem reflexo no acréscimo de peso na razão directa das melhores classificações que sucessivamente vão sendo asseguradas por cada carro.
Face às excelentes prestações das últimas provas o BOP foi especialmente “pesado” para os pilotos dos Peugeot 308 TCR, lote no qual se inclui o português Francisco Abreu. Um acréscimo de peso de 80 Kg é, sem dúvida alguma, muito relevante.
Apesar de esta não ser a única causa dos problemas até agora enfrentados pelo piloto e pela equipa Sports & You, a verdade é que esta simples alteração revelou-se uma fortíssima penalização e um obstáculo absolutamente intransponível. O piloto do Peugeot 308 TCR sentiu enormes dificuldades logo na qualificação e acabou por não conseguir mais do que o 18º lugar na grelha para a prova desta manhã, isto depois de os seus melhores tempos lhe terem sido retirados por alegadamente exceder os limites da pista.
Na corrida, Francisco Abreu deu o seu melhor e conseguiu recuperar algumas posições e terminou no 15º lugar. Depois de um dia menos conseguido o piloto e a equipa estão já a preparar a corrida de amanhã, cientes de que as dificuldades vão manter-se. A abordagem à prova de domingo será seguramente diferente, embora o objectivo de subir o maior número de lugares possível se mantenha.
Apesar de insatisfeito com o resultado, Francisco Abreu está apostado em fazer melhor amanhã. No final o piloto esclarecia que “foi um dia complicado. Esta penalização de 80 Kg prejudicou-nos muitíssimo e como se não bastasse ainda me foram retirados os melhores tempos da qualificação… Vou tentar inverter o que conseguir amanhã na segunda corrida.!”
A segunda corrida do fim-de-semana terá lugar pelas 11h00 de amanhã na pista de Assen e terá transmissão direta online em http://www.tcr-series.tv/.
A regulamentação do ‘TCR Europa’ em resumo
Cada evento integra duas sessões de Treinos Livres (30 minutos cada), mais uma Qualificação 1 (20 + 5 minutos) e Qualificação 2 (10 minutos adicionais, apenas reservada aos 12 pilotos mais rápidos da Q1).
A grelha de partida da Corrida 1 faz-se pela ordem de tempos da Q2 + Q1; para a Corrida 2, os 10 mais rápidos no final da Q2 veem invertida a sua ordem de apresentação na grelha.
Cada corrida tem uma duração de 23 minutos, mais 1 volta