Francisco Abreu, bi-campeão de Portugal de Velocidade e campeão ibérico de velocidade, conheceu uma estreia espetacular no Campeonato de Espanha de Resistência.
Após os treinos livres disputados à chuva e que serviram para Francisco Abreu conhecer a pista, a qualificação colocou o Porsche 991 GT3 Cup 4.0, pilotado pelo madeirense e por Francisco Mora no quinto lugar da grelha de partida.
Convirá dizer que a qualificação e as corridas foram disputadas em piso seco e com muito calor em Valência, ao contrário da chuva de sábado.
Foi Francisco Mora quem começou a primeira corrida e entregou o Porsche 991 GT3 Cup 4.0, a Francisco Abreu que prolongou o excelente trabalho do seu colega de equipa. Mora teve de se desenvencilhar de vários adversários, alguns deles com carros mais competitivos.
Na segunda corrida, inverteram-se os papéis e foi Francisco Abreu quem fez a largada ao volante do Porsche 991 GT3 Cup 4.0. O piloto madeirense, esteve irrepreensível. Arrancou de forma excelente, não deu chances de recuperação aos adversários e liderou a corrida.
Francisco Abreu levou o Porsche 991 até à paragem obrigatória para troca de pneus, com uma gorda vantagem para o segundo classificado. E aqui surgiu alguma polémica. Francisco Abreu e Francisco Mora receberam um “handicap” de 15 segundos na paragem nas boxes. Isto devido à vitória na primeira corrida.
O que acabou por ter repercussão no final da segunda corrida. Após Francisco Abreu ter feito uma excelente primeira parte da prova, Francisco Mora ficou na frente, mas não teve possibilidade de conquistar a vitória à geral.
O Ferrari 458 GT3 era, inevitavelmente, mais veloz que o Porsche 991 GT3 Cup 4.0, mas só passou Francisco Mora já no final da prova. Caso tivesse recebido o “handicap” pela vitória na primeira corrida, Francisco Abreu e Francisco Mora tinham ganho a prova.
Contas feitas, Francisco Abreu e Francisco Mora levaram o Porsche até à vitória nas duas corridas e à liderança do campeonato. Como é possível?
Porque as regras do Campeonato de Espanha de Resistência privilegiam os carros da categoria 2 (carros de troféu) e sendo o Ferrari 458 GT3 o único da sua classe, não tem á disposição pontuação máxima.
Francisco Abreu – “Estou muito feliz com o resultado final das duas corridas. Senti-me muito bem num circuito que desconhecia com uma adaptação muito bem conseguida. Andei na frente com alguma facilidade sem cometer erros. Muito feliz com a minha prestação e com o trabalho feito pelo Francisco Mora e pela Veloso Motorsport na preparação do carro. Lideramos o campeonato e estou ansioso ara a próxima prova em Portugal.”
Calendário Campeonato de Espanha de Resistência
30 abr. – 01 maio – Portimão
08 – 09 julho – Motorland
17 – 18 setembro – Jerez de la Frontera
22 – 23 outubro – Navarra
26 – 27 novembro – Barcelona