A volante do GR Supra GT4 EVO2, Francisco Abreu e Francisco Mora vão arrancar para esta temporada que se prevê muito competitiva. Depois dos testes de pré-temporada, a nova dupla da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal encara o primeiro desafio da época, com o circuito de Portimão a receber o primeiro fim de semana de competição de 2025, a contar para o CPV, o IS e também o Supercar España (SE).
Com 49 carros inscritos para a jornada inaugural, é com casa cheia que as principais competições ibéricas de velocidade veem luz verde.
Primeiro desafio da temporada: Algarve recebe arranque do campeonato
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) será o palco da primeira jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade, Iberian Supercars e Supercars España. Com 4,684 km, 17 curvas e variações de elevação desafiantes, a pista de Portimão promete proporcionar um fim de semana emocionante. A ação em pista começa na sexta com os testes privados, mas as sessões oficiais iniciam-se no sábado, a começar um treino livre de 40 minutos (10:45). Seguem-se os treinos cronometrados que se iniciam às 15:40, com duas sessões, uma para cada piloto. No domingo, está agendada a Corrida 1 dos GT4 para as 11:50, com a Corrida 2 marcada para as 16:00. As corridas podem ser seguidas através do canal oficial do promotor da prova https://www.youtube.com/@SupercarsGT4South/videos
No segundo ano do projeto na velocidade, com o renovado GR Supra GT4 EVO2, a máquina que se destacou em 2024 na Península Ibérica, é tempo de consolidar o trabalho desenvolvido tirando todo partido do carro que venceu tudo o que havia para vencer nos campeonatos da categoria GT4 e da nova e talentosa dupla de pilotos.
Francisco Abreu corroborou a opinião do seu colega de equipa, partilhando do seu entusiasmo para a sua estreia pela Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal:
“Tivemos testes fundamentais para nos entrosarmos com a equipa e termos o Toyota GR SUPRA GT4 em sintonia com a nossa condução. Fizemos alterações muito positivas que nos deram dados importantes sobre o Supra e redobraram o entusiasmo para a época. Ainda temos uns detalhes para afinar, o que é normal dado o pouco tempo ainda em pista. Mas temos uma dupla de pilotos experiente e estamos inseridos num projeto ambicioso. Estão reunidos todos os ingredientes para termos sucesso e lutarmos já pelas primeiras posições.”
Francisco Mora está empolgado e encara este início de temporada com entusiasmo redobrado. As sensações nos testes com a sua nova máquina foram ótimas e abrem excelentes perspetiva para as primeiras corridas do ano:
“Os testes foram positivos e mostraram que somos claramente um dos favoritos. Tivemos bons indicadores, especialmente em Portimão. Ainda há alguns pontos a melhorar, mas a base é forte e o carro está bom. Na sexta-feira, teremos tempo para afinar detalhes que tanto eu como o Francisco queremos melhorar. O objetivo é converter o bom feeling dos testes em vitórias no domingo. Começar o campeonato com dois pódios seria excelente, e acredito que esse seja o nosso foco”.
A Speedy Motorsport foi, a par da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, a primeira estrutura a apostar em força no modelo nipónico, uma aposta que se revelou bem proveitosa, com a conquista de praticamente todos os títulos em disputa na temporada anterior na categoria GT4. Para este ano, a Speedy terá novamente dois GR Supra GT4 ao seu encargo, mais um de um projeto individual, desenvolvido sob a alçada da equipa sediada na Maia, que se propõe defender todos os títulos conquistados, mantendo uma elevada dose de ambição.
A Batina Racing foi a terceira equipa a apostar no GR Supra GT4, já a meio da época, com 2024 a servir de ano de adaptação a uma nova realidade. As primárias indicações foram francamente positivas, mas 2025 é encarado como ano de afirmação, com a luta pelos primeiros lugares a ser o objetivo.
A novidade para 2025 é a entrada em cena de mais dois GR Supra GT4, pela mão da Gianfranco Motorsport, um nome incontornável do desporto motorizado nacional que regressa ao palco principal da velocidade, com a aposta na máquina Toyota para garantir o sucesso deste novo e empolgante projeto.
São, no total, sete GR Supra GT4, com a Toyota, em apenas dois anos, a tornar-se numa das marcas mais representadas no paddock das competições ibéricas de GT4. Num dos melhores campeonatos de GT4 da Europa, esta aposta apenas sublinha ainda mais a qualidade do trabalho desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing na construção e evolução deste modelo, além do inestimável apoio em pista de engenheiros da TOYOTA GAZOO Racing, prontos para auxiliar as equipas em qualquer questão que tenham sobre o GR Supra GT4.