Está na estrada a XII edição do rali da Calheta, prova organizada pelo Clube Sports Madeira.
A abrir o rali, a prova especial de classificação em plena vila da Calheta, que voltou a ter muito público, mas que este ano tinha uma alteração, junto à escola as equipas contornavam pneus que lá estavam colocados e voltavam ao ponto de partida da classificativa, junto ao Hotel da Calheta.
No total 4,59 quilómetros onde Filipe Freitas ganhou o primeiro duelo com Gil Freitas com outro Porsche 997 GT3, ao rubricar 2.53.1.
Gil Freitas completou o percurso em 2.53.2, apenas uma décima de segundo, o que deixa antever a luta de “gigantes” amanhã nas 7 classificativas restantes.
Rui Pinto desta vez não levou a melhor numa “Super especial”. O piloto do Peugeot 206 WRC fez 2.54.3 e sai para o dia de amanhã a um segundo e duas décimas do líder da prova.
A fundo começou também Vasco Silva com o Mitsubishi Lancer Evo. 10 ao efetuar a quarta melhor marca com 2.58.6.
André Silva voltou a dominar uma Super especial no seu agrupamento, com o Citroen C2 e com um tempo exuberante 3.00.3, foi quinto da geral.
Amanhã o rali tem mais 7 classificativas.
Comunicado do Gabinete de Comunicação Rali da Calheta:
"FILIPE FREITAS LIDERA RALI DA CALHETA
A quarta prova do Campeonato de Ralis Coral Madeira, o XII Rali da Calheta, começou esta noite com a realização da super especial, denominada ‘Vila da Calheta’.
A dupla Filipe Freitas/Daniel Figueiroa (Porsche 997 GT3) fez o melhor tempo da prova inaugural (2.53,1), com menos uma décima em relação a Gil Freitas /Victor Calado (Porsche 997 GT3). Em terceiro lugar ficou a dupla Rui Pinto/ Jorge Henriques (Peugeot 206 WRC) com o tempo 2.54,3.
“Esta primeira prova correu bem, apesar de algumas dificuldades técnicas devido aos passeios e ao piso um pouco escorregadio, mas vamos aproveitar esta vantagem, ainda que escassa, para tentar manter a liderança, já que se prevê um rali muito competitivo, o que acaba por ser muito bom, seja para as equipas seja para o público”, afirmou Filipe Freitas.
Nesta primeira etapa do rali, organizado pelo Club Sports Madeira, participaram 21 equipas, que tiveram o apoio de milhares de entusiastas do desporto automóvel.
Esta é uma prova que dinamiza a economia local, conforme comprova a lotação da capacidade hoteleira e a promoção do pequeno comércio, uma excelente oportunidade para captar investimento para o concelho.
A competição continua este sábado, a partir das 12h08, com a realização de mais sete provas especiais de classificação, com tripla passagem pela Raposeira (partidas: 12:08, 14:40 e 16:30), dupla passagem pelo Paúl do Mar (partidas: 12:27 e 14:59) e também pela Ponta do Pargo (partidas: 12:49 e 15:21).
As celebrações do Rali da Calheta vão ter lugar no pódio, a partir das 17h59, no porto de recreio.
Recorde-se que Filipe Freitas lidera o campeonato, com 74,5 pontos, na frente de Filipe Pires (51,5) e Rui Pinto (48,5).