Diogo Cayolla, skipper da equipe Visit Madeira Sailing Team, faz questão de sublinhar que «a equipa VISIT MADEIRA, comandada por mim, está pronta para a última etapa do circuito na linda cidade de Sydney. Estou muito orgulhoso por trazer a bandeira de Portugal e da Região Autônoma da Madeira a um lugar do mundo que, embora distante do nosso país, tem uma comunidade Portuguesa muito significativa.Temos um grande velejador inglês que conhece muito bem a baía de Sydney que nos dará seguramente informações preciosas para que o nosso rendimento seja o melhor possível».
Gil Conde, proa da equipa Visit Madeira Sailing Team, refere, por seu turno, ser uma grande honra «estar a competir numa das regatas mais disputadas do mundo».
O primeiro dia do campeonato prometia muita emoção e drama, uma vez que as previsões climatéricas indicavam ventos fortes. A Equipa Portuguesa Visit Madeira Sailing Team conquistou o quinto lugar, na primeira regata e, na seguinte, com o vento a rondar os 22 nós, o terceiro lugar.