A Diretora Regional do Turismo marcou presença, na passada sexta-feira, dia 24 de junho, no Lançamento do Livro “Ser Surfista – Manual de Iniciação e Alta Performance”, da autoria de João Macedo. Uma obra que pretende servir de incentivo à modalidade na Madeira, região que o autor considera como “detentora das condições ideais para a pratica do surf, com ondas únicas e com um sem número de valências que podem vir a ser aproveitadas e exploradas, também, do ponto de vista turístico”.
Uma opinião partilhada pela Diretora Regional, para quem este manual representa, também, um importante reforço na divulgação desta atividade. Segundo afirmou, “a promoção desta prática desportiva tem vindo a ganhar uma outra expressão na Região”, não apenas numa perspetiva focada para fora, junto dos amantes do surf mas, também, virada para dentro, para uma população residente. É precisamente atenta a esta realidade que a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através desta Direção Regional, “tem vindo a trabalhar na elaboração de um documento orientador e de um plano de acções para o surf, que estão em fase de conclusão e que serão, brevemente, apresentados”.
Katia Carvalho fez ainda questão de sublinhar que a aposta neste nicho de mercado “passa uma mensagem dinâmica, jovem e ativa do destino, acrescenta notoriedade e diversificação à oferta turística e cria, simultaneamente, as condições necessárias para que outras atividades se associem, valorizando-se a economia do mar”, acrescentou, igualmente que “é uma atividade capaz de ser desenvolvida em períodos nos quais é fundamental aumentar a procura”.
“Espera-se que este manual possa assumir-se como uma referência e que, através dele, mais pessoas – turistas e residentes – se sintam motivados a experienciar aquele que é mais um dos muitos produtos turísticos que o nosso destino tem para oferecer”, concluiu.