O Colégio de Gaia conquistou hoje a Taça de Portugal de andebol feminino, depois de vencer, na final, o CS Madeira, por 39-26.
A formação de Vila Nova de Gaia, que amealhou o troféu pela quarta vez na sua história, acaba por fazer a ‘dobradinha’ esta temporada, uma vez que também este mês se tinha sagrado campeã nacional.
As gaianenses mostraram a sua superioridade ao longo de todo o jogo e, graças a uma entrada de rompante, começaram cedo a construir uma vantagem que o CS Madeira jamais conseguiu inverter.
Logo aos cinco minutos, o avanço da formação nortenha já era de cinco golos, sendo raras as vezes que esse fosso foi encurtado, muito por ação de Joana Resende e Patrícia Lima, que estiveram inspiradas na finalização e apontaram 12 dos 19 golos da equipa nesta etapa inicial.
O CS Madeira, que ainda conseguiu esboçar com algum critério os seus contra-ataques, apesar de alguma permissividade defensiva, acabou penalizado por uma finalização débil, sobretudo nos minutos iniciais, em que a equipa foi perdulária.
As madeirenses entraram para a segunda parte a querer disfarçar essa pecha, mostrando mira um pouco mais calibrada, mas insuficiente para travar o embalo do Colégio de Gaia, que foi engordando o marcador e chegou aos 45 minutos a vencer por 30-18, fazendo prever a reconquista do troféu conseguido em 2016/17.
A turma insular ainda atenuou os números da derrota com Odete Freitas e Jéssica Gouveia a disfarçar as debilidades na finalização, fazendo com que o resultado se fixasse em 39-26.
Este foi o derradeiro jogo da ‘final four’ da Taça de Portugal de andebol feminino, na qual, além de Colégio de Gaia e CS Madeira, participaram a Alpendorada e o Passos Manuel.
LUSA