O avançado português Cristiano Ronaldo integra a lista de 23 candidatos ao título de melhor futebolista do ano da FIFA, anunciou hoje o organismo.
Em 2016, Cristiano Ronaldo foi campeão europeu por Portugal e venceu a Liga dos Campeões pelo Real Madrid, sendo o único português na lista anunciada hoje.
O capitão da ‘equipa das quinas’ venceu o prémio para melhor jogador da FIFA em 2008, em 2013 e 2014, os dois últimos quando o galardão estava associado à Bola de Ouro.
Cristiano Ronaldo surge na lista num ano em que conquistou a 11.ª Liga dos Campeões do Real Madrid e alcançou um título inédito, com a vitória de Portugal no Euro2016.
Nos futebolistas nomeados, não obstante o título, Portugal conta apenas com o avançado do Real Madrid, enquanto a França, a finalista vencida na competição (1-0 após prolongamento), tem Griezmann, N’Golo Kanté, Paul Pogba e Payet.
Kanté, que esta época se transferiu para o Chelsea, é um dos candidatos ‘provenientes’ do surpreendente campeão inglês Leicester, que coloca ainda nos 23 finalistas, o argelino Riyad Mahrez e o inglês Jamie Vardy.
Nas escolhas continuam a ser incontornáveis as presenças de Lionel Messi (cinco vezes melhor do mundo) e que esta época foi finalista vencido na Copa América, ou Andrés Iniesta, bem como as de Luís Suárez e Neymar, todos do FC Barcelona.
O campeão europeu Real Madrid conta também, além de Cristiano Ronaldo, com Gareth Bale, que chegou às meias-finais do Europeu (com o País de Gales), Modric (Croácia), Toni Kroos (Alemanha) e Sergio Ramos (Espanha).
O guarda-redes Manuel Neuer e o avançado polaco Lewandowski (ambos do Bayern Munique), bem como o italiano Gianluigi Buffon (Juventus), são os únicos entre os 23 nomeados que não jogam na liga inglesa e espanhola.
O sueco Zlatan Ibrahimovic, que se transferiu do PSG para o Manchester United, e o francês Pogba, da Juventus também para os ‘red devils’, fizeram ‘meia época’ em França e Itália, respetivamente.
A votação de capitães, selecionadores, público e painel de jornalistas, decorrerá de 04 de novembro a 22 de novembro e a 04 de dezembro a FIFA anunciará quais os três finalistas, cujo vencedor será conhecido a 09 de janeiro, em Zurique, na Suíça.
Na categoria de treinadores, a FIFA já tinha anunciado na quarta-feira dez finalistas e na mesma encontra-se o técnico português Fernando Santos, que conduziu Portugal a um inédito título europeu.
Lista dos 23 nomeados:
Sergio Aguero, Arg (Manchester City)
Gareth Bale, PdG (Real Madrid)
Gianluigi Buffon, Ita (Juventus)
Cristiano Ronaldo, POR (Real Madrid)
Kevin De Bruyne, Bel (Manchester City)
Antoine Griezmann, Fra (Atlético Madrid)
Zlatan Ibrahimovic, Sue (Paris Saint-Germain)
Andrés Iniesta, Esp (FC Barcelona)
N’Golo Kanté, Fra (Leicester/Chelsea)
Toni Kroos, Ale (Real Madrid)
Robert Lewandowski, Pol (Bayern Munique)
Riyad Mahrez, Alg (Leicester)
Lionel Messi, Arg (FC Barcelona)
Luca Modric, Cro (Real Madrid)
Manuel Neuer, Ale (Bayern Munique)
Neymar, Bra (FC Barcelona)
Mesut Ozil, Ale (Arsenal)
Dimitri Payet, Fra (West Ham)
Paul Pogba, Fra (Juventus/Manchester United)
Sergio Ramos, Esp (Real Madrid)
Alexis Sanchéz, Chi (Arsenal)
Luis Suárez, Uru (FC Barcelona)
Jamie Vardy, Ing (Leicester)
C/Lusa