Às 20 horas e 30 minutos deste sábado comemora-se a ‘Hora do Planeta 2016’, uma iniciativa simbólica em defesa do ambiente.
O nosso mundo ficará às escuras, também Funchal, em sinal de apoio a uma iniciativa que começou em Sydney, em 2007, e que é hoje o maior evento mundial de valor ambiental.
Nesse sentido, a Associação de Atletismo da Madeira volta a associar-se a esta iniciativa através da realização da ‘Corrida Nocturna do Planeta 2016’, que não acontece este ano no último sábado de Março, por ser véspera de Páscoa, mas sim no dia do Pai, 19 de Março, sendo esta uma excelente oportunidade para reunir a familia e participar numa prova inédita em troca de algo sustentável, alertando a população para o facto de que temos o poder de mudar o mundo em quem vivemos.
Durante uma hora a baixa do Funchal ficará sem luz artificial, situação ideal para a realização desta prova, que este ano conta com um percurso diferente dos dois anos anteriores, já que a partida e chegada será na Praça do Município, com os atletas a passarem pelas avenidas Zarco e Arriaga, e ruas do Aljube, Bettencourt, Fernão de Ornelas, Brigadeiro Oudinot, João de Deus e Bom Jesus.
As inscrições custam 3,5 euros para quem já possui lanterna ou então 7,5 euros para quem não tiver lanterna e queira ajudar a iluminar o caminho. Todos os participantes receberão uma t-shirt colorida aquando da incsrição, que proporcionará ainda mais brilho a esta grandiosa festa que é para toda a família.
Para os interesados, as inscrições poderão ser feitas através do site da Associação de Atletismo da Madeira, em www.atletismomadeira.pt. Para facilitar o acesso à prova, esta sexta-feira e sábado, entre as 9 e as 19 horas, a organização terá no hall de entrada da Câmara Municipal do Funchal, um posto onde as pessoas poderão inscrever-se.
É imprescindível fomentar a poupança de energia e eficiência energética e nada melhor do que aproveitar a Hora do Planeta 2016, uma iniciativa da Organização Não Governamental, reconhecida como o maior evento ambiental da história, para voltarmos a sensibilizar os madeirenses para este compromisso ambiental, perfeitamente convictos de que poderemos transformar a nossa cidade e Região num sítio cada vez melhor para os nossos filhos.
Para ‘Corrida Nocturna do Planeta 2016’ já estão garantidos mais de três centenas de atletas, mas o número deverá crescer consideravelmente até sábado.