Filho de Sérgio Conceição, treinador dos ‘dragões’, o extremo, de 19 anos, somou três golos e três assistências nos 33 encontros – quatro dos quais a titular – realizados em 2021/22, época na qual se sagrou campeão nacional e conquistou a Taça de Portugal.
Francisco Conceição estreou-se em 2020/21 pela equipa principal do FC Porto e fez 17 partidas, logo após se destacar na formação B dos ‘dragões’, nos quais completou um percurso formativo com passagens por Sporting (2011-2017) e Padroense (2017/18).
Distinguido na gala ‘Dragões de Ouro’ de 2021 com o galardão de Atleta Revelação do ano, o avançado natural de Coimbra terminava contrato em junho de 2023 e, segundo a imprensa, motivou o Ajax a ativar uma cláusula de rescisão de cinco milhões de euros.
Francisco Conceição é o sétimo jogador a sair do FC Porto no mercado de transferências de verão, após os defesas Chancel Mbemba (fim de contrato), Diogo Leite (emprestado ao Union Berlim, alemanha) e Rúben Semedo (fim de cedência) e dos médios Fábio Vieira (Arsenal, Inglaterra), Sérgio Oliveira (Galatasaray, Turquia) e Vítor Ferreira (Paris Saint-Germain, França).
A equipa de Sérgio Conceição estreia-se oficialmente na nova temporada com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira ante o Tondela, finalista vencido da Taça de Portugal, em 30 de julho, uma semana antes da receção ao Marítimo, na ronda inaugural da I Liga.