Disputada no KIB, Kartódromo Internacional de Braga, o mesmo circuito que irá receber a primeira prova do Campeonato de Portugal Rotax a 15 e 16 de abril, a Rotax Cup é, nada mais, nada menos, do que uma prova de preparação para o arranque do CPRTX, onde aí sim, já há pontos a contar. Esta prova servirá de “barómetro”, para aferir quem são os principais candidatos aos vários títulos nas várias categorias em disputa, bem como para os pilotos e equipas melhor se prepararem para a época que se avizinha.
Pela primeira vez a disputar uma prova fora da Madeira, nesta que será a sua segunda época de karting, Pedro Calado, que defenderá as cores da equipa Madeira Racing One, utilizando um chassis Expirit e participando pela primeira vez na categoria Max, espera «nesta minha primeira corrida fora da Madeira, numa pista muito técnica e complicada, conhecer a pista, dar o meu melhor e aproveitar ao máximo esta experiência para evoluir. Não tenho qualquer objetivo pré-definido em termos de resultados, pois o que pretendo é, com a experiência acumulada, poder melhorar o meu desempenho no Troféu Regional de Karting AKM 2023, relativamente ao meu ano de estreia em 2022», avançou o piloto.
Na mesma categoria, com um chassis da mesma marca e integrado na mesma equipa irá também estar Leandre Carvalho, um jovem que tem já alguma experiência em provas no continente. O piloto da Madeira Racing One esteve recentemente no Open de Portugal de Karting e na primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting (CPK), ambos disputados no Kartódromo de Viana, vem já com alguma rodagem competitiva. À chegada a Braga e à Rotax Cup destaca que: «apesar de ser uma pista complicada, mas ao mesmo divertida e uma categoria muito competitiva com pilotos de muito bom nível, estamos confiantes para dar o nosso melhor e alcançarmos o melhor resultado possível».
Também na Sénior Max, inserido na equipa Ready to Race estará Rodrigo Silva, jovem piloto madeirense que tem dado boa conta de si nos últimos anos, quer a nível regional como a nível nacional. Para este piloto que irá utilizar um chassis Tony Kart, «o circuito de Braga é muito
técnico, tem todo o tipo de curvas, umas mais rápidas, outras mais lentas, chicanes e eu gosto muito pela sua dificuldade. Penso que vai ser uma prova muito competitiva, com adversários bastante fortes que vão dar muita luta. O nosso objetivo é alcançar a vitória e se não o conseguirmos, pelo menos tentar trazer para casa o melhor resultado possível, dando o nosso melhor dentro e fora de pista», sublinhou Rodrigo Silva.
João Dinis irá participar também na categoria Sénior Max, a bordo de um kart com o número 405, com chassis CRG.
Na categoria DD2 Masters teremos a participação de outro madeirense, o veterano João Dias, inserido na equipa QZ Racing Team e com um chassis Lando Norris da Tony Kart. Adepto confesso desta motorização da Rotax, que está a tentar trazer para o Troféu Regional AKM, refere que o «principal objetivo é ficar no pódio nesta prova e disputar todo o Campeonato Rotax na categoria DD2 Master, que no ano passado não me foi possível concluir». Relativamente à pista, diz que a mesma «é rápida e muito técnica e apesar de já a conhecer, é a primeira vez que lá vai disputar uma prova nesta categoria».
Resta acrescentar que o programa será composto no sábado por apenas por seis sessões de treinos livres e pelas verificações técnicas e administrativas. No domingo o dia começa com mais uma sessão de treinos livres, seguindo-se os treinos cronometrados, as Finais 1, as Finais 2, terminando o programa da prova com o pódio pelas 16:00 horas.