Numa prova em que também se classifica a eficiência energética, avaliando a melhor gestão da energia disponível nas viaturas, os vencedores desta categoria foram Duarte Gonçalves e Vítor Rodrigues, em Smart #1, que levantaram assim a Taça de Eficiência Energética.
O Eco Rally Madeira 2023 começou com a “Funchal Street Stage”, uma prova também ela com classificação própria, e que foi ganha pela equipa Nuno Serrano/Alexandre Berardo, em Kia Niro EV.
Contando com cerca de 30 inscritos, entre os quais o campeão do mundo em título, e o atual campeão de Portugal, a prova, em que os prémios dos vencedores foram entregues pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus e pelo Presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, e na qual a equipa madeirense melhor classificada acabou em 16º. lugar, salda-se por um balanço extremamente positivo tanto a nível desportivo como de sensibilização para as questões ambientais e da temática das energias não poluentes.
Carlos Silva, piloto da equipa vencedora, e naturalmente satisfeito com o resultado alcançado, destacou a forma como a equipa se preparou para esta prova e, fruto dessa preparação e do desempenho nas estradas sempre exigentes da Ilha da Madeira, conseguiu atingir o principal objetivo que era a vitória, “vitória esta que teve uma “sabor especial” porquanto não só se trata da primeira edição do Eco Rally Madeira, como também o percurso apresentava desafios bem diferentes dos que com os que se deparam as equipas nas estradas do continente, e que ficou bem visível na forma como ficou ordenada a classificação final e sobretudo como ao longo de todo o Rally houve sempre uma indecisão em relação à forma como viriam a ser ocupados os lugares do pódio”.
Sancho Ramalho, navegador da equipa vencedora, salientou que se “tratou de uma vitória difícil num rally bem organizado e desafiante até ao último controlo”.
Carlos Ferraz, responsável da Prio, a entidade patrocinadora que dá o naming ao campeonato de Portugal e falando em nome de toda a organização do Campeonato, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipa envolvida na preparação e realização do Eco Rally Madeira e referiu qua a aposta da Prio neste tipo de iniciativas, tanto a nível da sponsorização do campeonato como até de equipas em competição, tem a ver com a própria génese da empresa que desde a sua fundação aposta na sustentabilidade e nas energias limpas e que “com os resultados obtidos na Madeira o Campeonato de Portugal de Novas Energias-Prio ganha uma nova dinâmica e uma competitividade acrescida para as provas que faltam disputar, ao mesmo tempo que continua a sensibilizar os cidadãos para a necessidade de todos nos unirmos em torno da questão da preservação do ambiente e da utilização de combustíveis cada vez menos poluentes, por forma a contribuirmos para a minimização dos fenómenos climáticos extremos cada vez mais frequentes”.
Angelo Raffaele Pelillo, representante da FIA – Federação Internacional do Automobilismo, disse que ficou “positivamente surpreendido pela qualidade da organização do evento e pela coesão e espírito de entreajuda demostrado, uma vez que sabemos bem o quão difícil é organizar uma prova pela primeira vez”, destacando ainda a quantidade e qualidade das equipas participantes e fruto dessa mesma qualidade o facto de ter havido competição renhida e incerteza sobre os vencedores até ao último troço.