A ilha de Lanzarote, em Espanha, mais precisamente, Arrecife, recebe, entre domingo até terça-feira, o Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar de 2021.
A Seleção Nacional vai estar representada pelos seniores Fábio Cameira, David Fernandes (SS1 Masculinos) e Carlota Duarte (SS1 Femininos).
Os juniores Bernardo Pereira e Igor Andrade (SS1 Masculinos) também vão competir em Lanzarote, no retorno das competições internacionais de canoagem de mar.
O Técnico Nacional, Rui Câncio, acompanha a Seleção Nacional, que, ao longo de três dias, vai competir no Campeonato do Mundo, que, refira-se, é aberto à participação de outros canoístas portugueses, nomeadamente o Oleksandr Bobuskyy.
A edição de 2021 do Mundial de Canoagem do Mar vai contar com a participação de canoístas de Portugal, Espanha, França, África do Sul, Brasil, Chipre, Alemanha, Itália, República Checa, Irlanda, Dinamarca, São Tomé e Príncipe, Estados Unidos, Países Baixos, Marrocos, Grécia, Bélgica, Canadá, Polónia, Grã-Bretanha e Noruega.
De referir que, a edição de 2020, esteve marcada para Portugal, entre 1 e 6 de setembro, entre Esposende e Vila do Castelo, sendo cancelada devido à pandemia de Covid-19.
Assim, a última edição do Campeonato do Mundo da Canoagem de Mar, foi realizada em Saint-Pierre-Quiberon, em França, com o sul-africano Sean Rice a conquistar o segundo título sénior, enquanto a neozelandesa Danielle McKenzie sagrou-se, pela primeira vez, campeã mundial sénior.
Na competição vão estar presentes os dirigentes Viriato Timóteo e David Pereira, que irão promover o Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar 2024, a decorrer na Madeira.