No passado dia 9 de Abril decorreu o 20º Campeonato Nacional de Clubes de karaté no pavilhão multidesportos Mário Mexia, em Coimbra. Neste Campeonato participaram 136 equipas (Kata e Kumite) de um total de 29 associações e 66 clubes de todo o país, num total de 584 atletas.
A Região Autónoma da Madeira, fez-se representar por três equipas, uma na vertente de kata de Cadetes/Juniores da Associação Shotokan Karate Kokusai de Santo António e duas na vertente de kumite do Clube Karate Caniço.
A equipa de kata da Associação Shotokan Karate Kokusai de Santo António composta pelos atletas João Casimiro, André Pestana e Henrique Ferreira (Clube Karate Caniço), sagrou-se Campeã Nacional chegou à final com duas vitórias por 5-0 e 4-1. Na final derrotou a equipa adversária 5-0, mostrando o seu elevado nível competitivo e não deixando margem para dúvidas da sua superioridade face à prestação da equipa adversária.
Na vertente de Kumite, a equipa de cadetes/juniores do Clube Karate Caniço constituída pelos atletas Ricardo Viveiros, David Moreira Teodoro Henriques (Clube Naval do Funchal) não foram além da primeira eliminatória perdendo por 3-0 contra a equipa vice-campeã nacional Clube Karate da Maia.
A equipa de juvenis também do Clube Karate Caniço formada pelos atletas Mateus Abreu, João Castro e Francisco Câmara chegaram à segunda eliminatória no entanto acabaram por ser eliminados, apesar de ser por desvantagem pontual contra a equipa de karaté de Penacova.
A dirigir a comitiva esteve o Presidente da Associação de Karate da Região Autónoma da Madeira, Samuel Chícharo e os treinadores Rafael Jardim da Associação Shotokan Karate Kokusai de Santo António e Liliana Félix do Clube Karate Caniço.
O Presidente da Associação de Karate da Região Autónoma da Madeira, manifesta o seu contentamento pela evolução do karate regional a todos os níveis, sendo que o resultado do esforço e dedicação dos atletas, treinadores e dirigentes começam a dar os seus frutos. Endereça ainda os parabéns ao clube Associação Shotokan Karate Kokusai de Santo António que tem evoluído muito em termos qualitativos na vertente de Kata através do seu treinador Rafael Jardim.
De realçar este título de Campeão Nacional de Kata, foi o primeiro na história da modalidade para esta região, o que demonstra o bom trabalho que se desenvolve no Karate na Região Autónoma da Madeira.