A Madeira acolhe o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre, um Campeonato que nunca se tinha realizado fora do espaço continental português.
Paulo Rodrigues, apresentou o evento, mencionando as características técnicas e específicas desta competição que vai movimentar cerca de 300 participantes e pelo menos 50 elementos da Organização. Referiu ainda que os atuais Campeões Nacionais masculino e feminino marcam presença neste Campeonato.
O Diretor da Prova mencionou que existem cerca de 15 traçados em cada dia do evento, permitindo a quem quiser experimentar a modalidade possa fazê-lo e ainda acompanhar as provas principais.
O primeiro dia de competição será dedicado a uma Etapa da Taça de Portugal de Sprint, que levará os participantes até à bonita Freguesia da Boaventura, que acolheu esta apresentação.
No segundo dia da competição, os maravilhosos e fantásticos bosques para a prática desta modalidade, do Poiso e Chão das Feiteiras acolherá a qualificação para a final do dia seguinte.
Aqui também a prova é aberta à participação dos outros atletas federados e população que queira participar.
A grande Final, realiza-se no terceiro dia, no Parque do Montado do Pereiro e floresta adjacente. No dia 3 de dezembro, onde se espera uma grande competição entre as elites nacionais e regionais, desde os atuais Campeões Nacionais Pedestres entre outros, serão encontrados os novos Campeões Nacionais Masculino e Feminino.
Paulo Rodrigues aproveitou a oportunidade para agradecer o importante apoio de entidades públicas e privadas.
Todos os presentes na apresentação são unânimes que se verifica um crescimento e interesse pela modalidade desde os residentes assim como visitantes que procuram a Ilha para esta prática desportiva.
O Presidente da Retoiça, Filipe Teixeira apresentou o traçado permanente de Orientação na Freguesia da Boa Boaventura. O percurso a ser estreado no próximo dia 1 de dezembro, aquando da realização da Etapa da Taça de Portugal. Filipe Teixeira aproveitou a oportunidade para agradecer publicamente o apoio e empenho do Presidente da Junta de Freguesia de Boa Ventura.
Como anfitrião do primeiro dia de Competição, o Presidente da Junta de Freguesia da Boa Ventura, Joaquim Camacho, agradeceu a AORAM na descentralização desta modalidade e a confiança que foi depositada nesta Freguesia, e enalteceu o trabalho feito por esta modalidade como meio de divulgação das freguesias mais “pacatas” onde também vivem pessoas, vai levar com certeza o nome da Boa Ventura a toda a região e é de louvar.
O Presidente da Junta agradeceu as palavras do professor Filipe Teixeira, “que conhece a minha paixão pelas veredas e levadas da nossa freguesia”. Em referência ao Trail da Boa Ventura o presidente disse ainda que “quer trazer para as quotas mais baixas da freguesia outro tipo de evento desportivo”, tendo a “total abertura para esta modalidade, tanto que já foram realizadas 2 provas em dois novos mapas e não vamos ficar por aqui, pois até 2025 o compromisso será de mapear toda a freguesia, para que o próximo executivo o utilize de maneira construtiva”.
De louvar o trabalho do Tiago Aires, AORAM e Retoiça, pelo desenvolvimento da modalidade, na Boa Ventura. O nosso objetivo é promover a Freguesia e preservar a mesma com atividades de promoção da mesma, sendo a orientação uma destas. É com agrado que recebemos a realização deste evento nacional ao qual agradecemos esta visão e confiança e estamos à inteira disposição para ajudar, referiu ainda Joaquim Camacho.
Em representação do Município de Machico, o Vereador Hugo Marques, mostrou-se contente por mais uma organização de excelência e enaltece o trabalho do Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Joaquim Camacho, que realmente soube aproveitar aquilo que bem a sua Freguesia tem e a distingue.
Fez questão de mencionar a visibilidade que esta modalidade tem, tendo um caso que é mais prática fora de Portugal do que cá dentro.
Enalteceu o trabalho feito pelos voluntários e entidades oficiais, tendo o destaque para a Direção Regional de Desporto, no apoio aos desportos Outdoor, com incidência na modalidade de Orientação.
Frisou que a Boaventura, poderá ser uma referência da orientação na Madeira e dar seguimento ao que foi feito também em Machico, com a criação de percursos permanentes da Trail e com 3 a 4 anos, recebemos um estágio da modalidade e penso que a Boaventura, poderá receber.
Mencionou a importância da promoção dos eventos por parte da comunicação social, aos quais por vezes não dão o devido valor às organizações ao contrário do interesse dos forasteiros que fazem questão de conhecer os locais melhor do que os residentes, aproveitando esta modalidade.
Por fim, em representação da Direção Regional do Desporto usou a palavra o Dr. Juan Gonçalves que enalteceu o trabalho feito na promoção dos desportos de Natureza ao longo dos últimos anos.
Mencionou que a atribuição deste evento à Madeira, não foi fruto do acaso, foi uma aposta da FPO na descentralização da modalidade que se faz pela primeira vez na Madeira e uma confiança nas entidades regionais, que mostram competência e qualidade na sua realização.
A Madeira além das boas organizações tem outra qualidade, desde as suas infraestruturas naturais às sinergias entre entidades, quer do Governo Regional, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias e outras entidades que têm sido referência para a organização e operacionalidade destes eventos.
A Madeira ao longo destes últimos anos tem organizado eventos de referência aos quais tem trazido a esta região um grande retorno económico, desportivo e cultural.
A organização deste Campeonato na Madeira, vai permitir a que mais atletas Regionais, possam competir neste evento em maior número, pois se fosse fora não conseguiríamos esse feito e ainda poder competir com outros atletas, com mais experiência e junto dos seus.
Também permitir que as pessoas que nos visitam, tenham a mais-valia de viver a experiência desportiva, cultural e social da Madeira, na vertente do Turismo desportivo.
O governante quis agradecer as palavras do Sr. Vereador Hugo Marques e retribuir o trabalho que o Concelho de Machico tem feito no desporto, sendo um concelho amigo do desporto, onde organiza e apoia muitos eventos, sendo um município de referência.
Também frisou que a Direção Regional, não só apoia esta modalidade mas também apoia todas a outras modalidades Federadas no sistema desportivo regional, que totalizam as 60 modalidades e num conjunto alargado de apoio, que abrange os 13 milhões de euros, sendo nos últimos 40 anos a Madeira e no sector desportivo, ser uma referência, numa política desportiva assumida nas várias vertentes, tendo o seu sucesso, graças aos agentes desportivos que souberam e muito bem, usar os meios que são disponibilizados quer pelo Governo Regional, Municípios, Juntas de Freguesias, sendo o desporto uma das referências a nível Nacional e Internacional.