Ao 20.º jogo oficial esta temporada, os ‘encarnados’ seguem sem derrotas e já asseguraram, com uma ronda por disputar, um dos dois primeiros lugares do Grupo H, seguindo com os mesmos 11 pontos do Paris Saint-Germain, mais oito do que Juventus e Maccabi Haifa.
António Silva (17 minutos), João Mário (28), de penálti, e Rafa Silva (35 e 50) deram uma vantagem confortável ao Benfica, que viu Kean (21) ainda empatar e acabou com algum sofrimento depois dos golos de Milik (77) e McKennie (79).
Em Paris, o tridente ofensivo do Paris Saint-Germain apareceu e ‘cilindrou’ o Maccabi Haifa, por 7-2, com Messi a ‘bisar’ (19 e 45 minutos), tal como Mbappé (32 e 64), enquanto Neymar marcou uma vez (35) e ainda fez a assistência para o autogolo de Goldberg (67), cabendo a Soler (84) fechar a goleada.
Seck (38 e 50 minutos) fez os dois golos dos israelitas, que recebem na última jornada o Benfica, ainda com esperança de seguir para a Liga Europa, acesso que vão disputar com a Juventus.
No PSG, Vitinha e Renato Sanches foram titulares, com Nuno Mendes a ficar no banco, enquanto Danilo continua lesionado.
Totalmente decidido está o Grupo G, com o Borussia Dortmund, sem Raphäel Guerreiro, a assegurar a qualificação para os oitavos de final com um empate a zero com o já apurado Manchester City, com Rúben Dias e Cancelo no onze e Bernardo Silva a entrar na segunda parte.
Na segunda posição, os alemães têm três pontos de avanço e vantagem no confronto direto sobre o Sevilha, que mais cedo tinha garantido a primeira vitória na prova, ao bater o Copenhaga, por 3-0, seguindo para a Liga Europa.
En-Nesyri (61 minutos), Isco (88) e Montiel (90+2) marcaram para os espanhóis, antes de os dinamarqueses ficarem reduzidos a 10, por expulsão de Khocholava (90+5).
Com apuramento assegurado também está o Chelsea, que bateu em casa o Salzburgo, por 2-1, com golos de Kovačić (23) e Havertz (64), tendo Adamu ainda empatado para os austríacos, aos 49.
O Chelsea passou a somar 10 pontos, mais três do que o AC Milan e quatro do que o Salzburgo, que se defrontam na última ronda para discutir a vaga final nos ‘oitavos’. O Dinamo Zagreb, com quatro, mantém esperança de seguir para a Liga Europa.
Na Croácia, o português Rafael Leão marcou, aos 49 minutos, o segundo golo da goleada do AC Milan sobre o Dinamo, com Gabbia (39), Giroud (59), de penálti, e Ljubičić (69), na própria baliza, a completarem o resultado.
No Grupo F, a segunda vaga nos oitavos também vai ser decidida na última jornada, com o Leipzig a precisar de apenas um ponto na visita ao Shakhtar Donetsk, depois de hoje ter imposto a primeira derrota da temporada ao Real Madrid, por 3-2, enquanto os ucranianos empataram em casa do Celtic (1-1).
Em Leipzig, perante um Real Madrid com muitas poupanças, o conjunto alemão, com André Silva a titular, marcou por Gvardiol (13), Nkunku (18) e Werner (81), com Vinícius Júnior (44) e Rodrygo (90+3), de grande penalidade, a reduzirem para os campeões europeus.
Obrigado a vencer para manter a esperança de continuar a lutar pela continuidade na Europa, o Celtic, sem Jota, não foi além de um empate com o Shakhtar, apesar de se ter adiantado por Giakoumakis (34), antes de Mudryk (58) empatar para os escoceses.
Com uma jornada por jogar, o Real Madrid, já apurado, tem 10 pontos, mais um do que o Leipzig, seis do que o Shakhtar e oito do que o Celtic.