Com este triunfo, o Benfica soma 38 pontos, mais um do que Sporting e FC Porto, que dividem a segunda posição, em vésperas de defrontar os ‘leões’ no Estádio José Alvalade, no domingo, às 20:30 horas, para a 16.ª ronda.
Esta noite, António Silva e Beste foram as novidades no Benfica. Se no primeiro caso a opção foi lógica para render Otamendi (no banco), no segundo Bruno Lage teve de fazer uma alteração estratégica para o lugar ‘de’ Florentino, hoje suplente. Para o alemão jogar na esquerda, Kökcü recuou no terreno fazendo dupla com Aursnes à frente da linha defensiva, e colocou nas costas do ponta de lança Pavlidis.
Numa primeira parte enfadonha, com as poucas oportunidades dividirem-se, o Benfica adiantou-se no marcador, aos 28 minutos, quando Pavlidis, a passe de Di Maria, rematou do meio da rua e bateu o guarda-redes Joel Robles.
Com a pressão alta imposta pelo Estoril Praia, que subiu a linha defensiva para a zona do semicírculo de meio-campo, o Benfica foi tentado apostar no contra-ataque, aproveitando a velocidade nas alas e o espaço nas costas dos ‘canarinhos’, estratégia que se revelou infrutífera até ao intervalo.
Aliás, mesmo em cima do período de descanso, o Estoril Praia dispôs de uma excelente oportunidade para fazer a igualdade, quando Vinícius Zanocelo levou a bola a passar ligeiramente ao lado da baliza a cargo de Trubin.
A abrir a segunda parte, o árbitro leiriense António Nobre assinalou grande penalidade contra o Benfica, na sequência de uma suposta falta de Tomás Araújo sobre Fabrício, num lance revertido após recurso ao videoárbitro (VAR).
O Benfica ganhou confiança e, num primeiro momento, partiu para cima do Estoril Praia, mas pecava na eficácia e, depois, o jogo voltou a ter um marasmo semelhante ao da primeira parte.
Foi só com a entrada de Leandro Barreiros e Amdouni, aos 70 minutos, para os lugares de Aursnes e Pavlidis, respetivamente, que o Benfica ganhou nova alma e, aos 73, o atacante suíço fez o 2-0, na recarga de um primeiro remate de Aktürkoglu, e deixou a certeza de que os ‘encarnados’ iriam passar o Natal na liderança do campeonato.
O Benfica chegaria ao 3-0, aos 90+4 minutos, novamente por intermédio de Amdouni, que respondeu, de cabeça, a um canto cobrado por Beste.
Lusa