O Benfica igualou hoje FC Porto e Portimonense, que tem mais um jogo, no topo da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 3-0 no terreno do Boavista, em jogo da quarta jornada.
O defesa central brasileiro Morato, aos 30 minutos, e o médio João Mário, aos 67 e 82, o segundo na conversão de uma grande penalidade, marcaram os golos dos ‘encarnados’, 100% vitoriosos na presente temporada.
O Benfica, que tem a receção ao Paços de Ferreira em atraso, e marcada para terça-feira, soma os mesmos nove pontos do campeão FC Porto, que no domingo recebe o Rio Ave, e o Portimonense, que já hoje venceu no terreno do Marítimo, por 1-0, enquanto o Boavista segue no sétimo lugar, com seis.
Usámos uma estratégia diferente com o Bruno Lourenço nas costas dos médios do Benfica e não demos referência aos centrais. E queríamos sair pelo Agra, pelo Gorré e mesmo com o Malheiro, em transição, mas não conseguimos.
Ao intervalo tentámos melhorar e entrámos bem. Depois o Benfica matou o jogo com o 2-0 e não conseguimos reagir. O Benfica está num bom momento, tem bons processos e está com uma boa intensidade. Temos de reagir já no próximo jogo com o Paços de Ferreira.
Às vezes é pelo cansaço, outras vezes por mau posicionamento. O Benfica aproveitou para sair em transições pelo Rafa, pelo João Mário, pelo Neres e pelo Ramos, que transporta muito a bola e cria dificuldades. O jogo partiu-se na segunda parte e o Benfica saiu beneficiado. Tentámos mudar com as substituições, mas não conseguimos. Apanhámos um Benfica forte que não nos permitiu criar situações. Vamos analisar este jogo e preparar o próximo.
O Benfica é muito mais pressionante, mais intenso e agressivo. Tem ideias próprias na circulação de bola e na transição. E tem jogadores que fazem alguma diferença, por isso é que ganham mais do que outros. É uma equipa completamente diferente da época passada. Tínhamos analisado o registo deles que tinham seis vitórias em seis jogos e tentámos surpreender. Conseguimos nos primeiros 20 minutos, mas depois sofremos de bola parada. Já tinha alertado na antevisão que o Benfica havia desbloqueado jogos através da bola parada. Teve a felicidade de marcar e ficou mais confortável. É uma equipa que está com mais andamento do que nós. Só vamos atingir uma intensidade alta quando jogarmos muitos jogos seguidos".
Roger Schmidt (Treinador do Benfica): "O clube é fantástico e é sempre fantástico termos sempre tantos adeptos fora de casa. Precisávamos disso, sabíamos que ia ser muito difícil. Precisávamos de encontrar a melhor das abordagens. Estou muito feliz, porque sabíamos que não seria fácil.
Não posso falar sobre o que aconteceu no passado, mas à minha volta disseram que é sempre difícil jogar no Bessa. Estivemos muito concentrados, estivemos muito bem com a bola, criámos oportunidades, impusemos um ritmo alto. Pode parecer que foi um jogo fácil, mas se perguntarem aos jogadores dirão que não foi. Fomos muito disciplinados e o resultado é uma consequência do que fizemos.
Foi uma decisão lógica. O António já tinha mostrado que é um jogador jovem com qualidade. A melhor decisão passava por colocar o António a jogar, para lhe dar a oportunidade de mostrar que está pronto. Se tivesse de substituir o central pelo lado esquerdo, talvez a decisão fosse diferente.
As substituições foram muito importantes. Acho que alguns jogadores estavam cansados ao fim de 60 minutos. Mesmo na primeira parte, alguns não estiveram a ‘top’. Ainda assim, tentaram tudo. Mas precisávamos de energia e quem entrou, disse presente. O Musa teve um grande impacto no jogo e mostrou a sua qualidade tal como o Bah. O Diogo Gonçalves também jogou muito bem, entrou muito motivado. Eles trouxeram energia, é o que esperamos. Acho que essas substituições foram uma boa decisão.
O João Mário é um jogador muito importante, é internacional e tem muita experiência. Desde o primeiro dia que mostrou uma enorme atitude e que tem muita qualidade. É um jogador que pode acrescentar liderança. O Nico é o capitão e o João Mário é o sub-capitão. Hoje o Nico não estava e coube ao João Mário liderar e guiar o grupo. Fê-lo muito bem. É um jogador completo e fico feliz que tenha feito golos".