Foi no Rali do Algarve, pelo segundo ano consecutivo, que se atribuiu o título do Troféu Europeu de Ralis (ERT), neste caso aos madeirenses Alexandre Camacho e Rui Rodrigues que o conquistaram no Rali do Algarve a bordo do Skoda Fabia R5.
A FIA (Federação Internacional Automóvel) já fez saber junto dos vários coordenadores do troféu que está muito satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo Clube Automóvel do Algarve nos últimos meses.
Foram atribuídos na prova algarvia sete troféus nas diversas categorias do ERT, e o diretor da FIA, Jerome Roussel, fez questão de felicitar o trabalho feito junto das equipas, pilotos, assim como a organização do Rali do Algarve, que vincou ser, de alto nível.
Estas felicitações são extensivas a todos os voluntários e funcionários envolvidos na prova e acredita que um dia a final do ERT vai voltar ao Algarve.
O madeirense Pedro Araújo, diretor do Rali Vinho Madeira, é um dos coordenadores do ERT e foi um dos responsáveis que contribuiu e trabalhou para que fosse possível garantir a final do European Rally Trophy no Rali do Algarve em dois anos consecutivos.
A FIA está a apostar no Troféu, quer vê-lo crescer, por isso dá para perceber o ênfase que a Federação Internacional está a pôr na prova.
Os mais recentes campeões do troféu, os madeirenses Alexandre Camacho e Rui Rodrigues, vão estar em São Petersburgo, na Rússia, no Great Philharmonic Hall a 7 de dezembro para no mesmo palco, junto a Campeões como Sebastien Ogier (campeão do mundo de ralis) e Lewis Hamilton (campeão do mundo de Fórmula 1), receberem os respetivos troféus.
A dupla madeirense deve estar a receber os convites diretamente do Presidente da FIA, Jean Todt.
Será na Rússia que a Federação Internacional, reúne em Assembleia geral anual de 3 a 4 de dezembro, de 5 a 6 de dezembro reúne o Conselho Mundial do Automobilismo onde se decide as regras e regulamentos dos vários campeonatos de automobilismo sob a alçada da FIA, desde o karting à Fórmula 1.