Passados os dois dias de treinos e com o início da competição oficial, é notória a satisfação dos principais responsáveis por este Campeonato.
Está aí o primeiro fim-de-semana de setembro e com ele mais uma edição do Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados de Vela, que este ano rumou até à bonita baía da cidade de Santa Cruz, que vem reafirmando o seu estatuto de se afirmar como a capital da vela ligeira e desportiva na Região autónoma da Madeira.
O Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados, também conhecido como o campeonato Nacional de Escolas de Vela, sem dúvida a mais importante prova de vela ligeira nacional e de promoção do trabalho desenvolvido pelas várias escolas de vela de todo o país, congregando atletas das regiões norte, centro, sul do continente português e das regiões autónomas dos Açores e Madeira.
Para levar a efeito na nossa região um campeonato desta dimensão e importância é fundamental o contributo de um conjunto de entidades públicas e privadas que possam garantir toda a operacionalidade necessária à realização desportiva e social de um evento com todas as especificidades próprias dos novos jovens velejadores participantes nos escalões de infantis e iniciados.
Por isso e num trabalho conjunto da nossa coletividade com a Associação Regional de Vela da Madeira e da Federação Portuguesa de Vela, foi possível junto do Grupo Sousa, da Direção Regional da Juventude e Desporto, da Direção Regional de Turismo, da Câmara Municipal de Santa Cruz, da Junta de Freguesia de Santa Cruz, da Autoridade Marítima Nacional, da Associação de Promoção da Madeira, da Administração dos Portos da Madeira, do Instituto do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira, da Empresa de Cervejas da Madeira, da Justino’s Madeira, da RTP- Madeira, da Empresa Diário de Notícias, assim como de um grande conjunto de empresas ligadas ao comércio local, levar por diante a realização deste campeonato, que a todos nós ilhéus e amantes do mar, nos enche de orgulho.
Assim e para todos vós que vêm participar neste campeonato, partilhar experiências e nos visitarem, sejam bem vindos, e para todos os restantes o nosso muito obrigado.
Filipe Sousa – Presidente do Iate Clube de Santa Cruz
Quando o Iate Clube de Santa Cruz propôs à Associação Regional de Vela da Madeira a organização na Madeira da edição 2017 do Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados destinado às classes Optimist e Bic Techno 293, do imediato esta instituição associou-se, estando em estreita colaboração com o Clube. Face à insularidade, muitas questões se levantaram mas havia uma certeza, o 13º Campeonato iria ser organizado na baia de Santa Cruz.
Tratando-se de uma prova para os escalões mais baixos, os infantis e iniciados, eleva a fasquia da complexidade, uma vez que estamos a lidar com crianças com alguns meses de prática na modalidade da Vela e daí cuidados redobrados com a segurança e bem-estar dos participantes.
O convite que me foi dirigido pelo Iate Clube de Santa Cruz no sentido de integrar a funções na direção desportiva deste evento, muito me lisonjeia e estou certo que com a magnífica equipa que comigo irá dirigir a competição no próximo fim-de-semana, teremos o sucesso que por nós foi delineado e desta forma dignificar o destino Madeira e a modalidade regional.
Aproveito para agradecer a todos os voluntários e colaboradores e espero que no próximo domingo estejamos a festejar o sucesso do evento.
A todos os participantes quero desejar os maiores sucessos desportivos dentro de lealdade, camaradagem e espirito de equipa.
Sem antes de terminar, convido a todos os entusiastas a deslocarem-se a Santa Cruz entre os dias 1 e 3 de Setembro no sentido de acompanharem este Campeonato de Portugal de Vela, pois entre as 11h00 e as 17h00 teremos cerca de 80 jovens velejadores(as) nos mares de Santa Cruz. Também podem acompanhar as regatas à distância, através das redes sociais do Clube e da própria Associação Regional de Vela da Madeira.
Bem hajam! E acima de tudo divirtam-se