O Festival Aqui_Acolá começa amanhã na Ponta do Sol. O evento acontece pelo quarto ano consecutivo e este ano decorre de 10 a 13 de maio. Tem início no dia da Festa da Ascensão, antigo feriado municipal e congrega música, dança, teatro, cinema, literatura, fotografia entre outros.
A abertura oficial é amanhã às 17h00, mas ao longo do dia já decorrem workshops, exposições e animação nas ruas da vila.
Programa das principais atrações:
Quinta-feira – 10 de Maio
17h00 – ABERTURA OFICIAL – Visita a exposições
19h30 – “As Barrigas Têm dentro ” – Teatro – palco 3
Teatro Feiticeiro do Norte são uma das companhias de teatro com mais actividade da região , apresentam a sua última produção com Paula Erra e Élvio Camacho.
21h30 – – “Colo” de Teresa Villaverde – Cinema – palco 3
Teresa Villaverde marcou o cinema Português com filmes como os Mutantes, é projectado a sua mais recente longa-metragem com a presença de Vasco Pimentel , director de som.
22h30 – Madeira Jazz Colective – Música – palco 1
Os melhores músicos de Jazz da Madeira juntaram-se neste ambicioso projecto de originais, Cada músico compôs um tema, têm tocado nos melhores festivais.
Sexta-feira – 11 de Maio
19h00 – Húmus – ‘The dead must be killed once again’ dança – Rua
Intervenção de dança contemporânea na rua, criado a partir das obras de Raul Brandão e de Herberto Helder . A coreografia é de Dimitra Poulos e Nuno Sousa.
20h30 – “ Olhos Caídos” – Ciclo Tânia Carvalho – dança– palco 3
Uma das mais importantes coreógrafas portuguesas da dança contemporânea celebra este ano 20 anos de carreira. “Olhos caídos” teve a sua estreia na Bienal de Lyon.
21h45 – Dead Combo – música – palco 2
Dead Combo são uma das bandas nacionais mais importantes do momento, lançaram recentemente o seu 6º álbum que se encontra no 1º lugar no Top de vendas nacionais.
23h00 – Mercedes Peon -música – palco 1
Tradicional, étnica, electrónica são palavas que definem o trabalho Mercedes Peon, vencedora de vários prémios , apresenta um concerto de fusão etno-contemporânea.
0h30 – Dj – Michael Yang – palco 1
Michael Yang assume-se como um apaixonado por boa música. O Disco, Deep House e Techno, são alguns dos estilos que o inspiram, fundador da marca Fluid.
Sábado – 12 de Maio
18h00 – Funchal Baroque Ensemble – música – palco 5
Um concerto de música clássica que une duas vozes instrumentais (flautas) acompanhadas por uma linha de baixo (cravo e violoncelo) num palco especial do festival.
19h00 – Elisa e Tiago – música – palco 1
Estes dois artistas iniciaram o ano passado esta parceria que os tem levado a muitos bons palcos, são detentores das mais belas vozes da nova geração de músicos da Madeira.
20h30 – “ Olhos Caídos” – Ciclo Tânia Carvalho – dança – palco 3
Uma das mais importantes coreógrafas portuguesas da dança contemporânea celebra este ano 20 anos de carreira. “Olhos caídos” teve a sua estreia na Bienal de Lyon.
21h30 – Fado das Quinas – música –palco 1
Cinco elementos oriundos de diferentes géneros, fundiram as sonoridades dos seus instrumentos adicionando ao tradicional fado ritmos dos 4 cantos do mundo.
22h45 – Mafalda Veiga – música – palco 2
Mafalda Veiga dispensa apresentações, com dez álbuns editados e centenas de concertos é responsável por muitos belos temas do cancioneiro português.
0h30 – Dj Celso Velosa – palco 1
Provavelmente o dj mais versátil e ecléctico da Madeira, partilha a sua cultura musical desde 1997 nos melhores espaços da região.
Domingo – 13 de Maio
14h00 – Retrospectiva Eduardo Costa – Documentário –palco 4
Eduardo Costa produções tem criado documentário à volta de questões socias e históricas da Madeira que tem ganho prémios e reconhecimento internacional .
14h00 – – A revolta do leite ( repete / playback às/at 17h00)
15h00 – – Fachos ( repete/ playback às/at 18h00 ) – conversa com Eduardo Costa
16h00 – Lego do meu bairro ( repete/playback às/at 19h00)
16h00 – “ Mulheres como eu…” – Teatro – palco – 3
Apresentação do grupo de Teatro da casa do povo da Ponta do Sol com a encenação de Zé Abreu conta a história de vários mulheres e os seus amores e desamores.
17h00 – Camachafones – música – Rua
Uma das bandas de rua mais originais da região, apresentam-se com uma energia e liberdade artística única, variam géneros que pode passar do Jazz para o Afrobeat entre outros.
18h00 – Rodin – dança – palco 3
O Bailado Auguste Rodin caracteriza-se por um misto de luz e de sombra, presentes nas mais belas obras. A visão destas obras pela Companhia Madeira Ballet Theatrê .
19h30 – Quarteto Moritz – música – palco 1
Quarteto Moritz explora o universo da braguinha, instrumento tradicional da Madeira, num panorama musical que remete às suas raízes, mas com sentimentos do presente.
20h30 – Orquestra de Salão Impeatriz Sissy – música – palco 2
O grupo foi fundado por músicos húngaros a residir na Madeira e apresentam um concerto que tem como base as operetas mas que busca inspiração em outros géneros.
22h00 – Encerramento