A freguesia do Estreito de Câmara de Lobos recebe a partir desta sexta-feira a 40.ª edição da Festa das Vindimas, considerado o certame mais antigo de promoção do Vinho Madeira.
A Festa das Vindimas prolonga-se até domingo e é organizada pela Junta de Freguesia do Estreito, em conjunto com a Associação Cultural e Recreativa do Estreito, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, das secretarias regionais da Economia, Turismo e Cultura e da Agricultura e Pesca e do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), entre outros.
O programa este ano inclui várias atividades culturais, gastronómicas e etnográficas inspiradas no universo da vitivinicultura, através do qual os organizadores pretendem "alavancar a notoriedade e o prestígio da freguesia e dos vinhos ali produzidos", concluiu.
Entre as atividades previstas estão o cortejo etnográfico, as vindimas ao vivo, a pisa e repisa das uvas, atividades desportivas e animação musical variada.
"Volvido meio século, é objetivo da Junta de Freguesia do Estreito reivindicar o destaque original das Festas da Vindima e posicionar o certame com lugar de relevo no cartaz da promoção turística da Madeira", disse a nota divulgada pelo município de Câmara de Lobos, recordando que quando começou teve como palco a Quinta do Estreito.
No evento "participaram grupos folclóricos, homens transportando cestos com uvas e borrachos e entoando charambas e bailinhos, acompanhados de rajões, machetes e braguinhas", aconteceu a repisa de uvas ao vivo e provas de vinho, uma exposição de utensílios da produção vinícola e produtos das casas de vinho e muita animação, foguetes e iluminações, recordou o mesmo documento.
A autarquia lembrou ainda que a freguesia do Estreito de Câmara de Lobos "é o principal centro produtor de vinho da Madeira", tendo um "repositório de um património vitícola inestimável".
Estas são "qualidades que potenciam o território e o evento, como centro do enoturismo na Madeira, especificidade que levou a autarquia de Câmara de Lobos a efetuar, no ano de 2014, o registo da marca "Estreito de Câmara de Lobos, Terra de Vinho", destacou a autarquia local.
Presentemente, o concelho de Câmara de Lobos é o principal concelho vitícola com cerca de 125 hectares ocupados com esta produção, seguindo-se São Vicente com 122 e Santana com 82, num total de 400 hectares na Madeira.
Câmara de Lobos regista também o maior número de produtores de uvas (660), totalizando 50% do total da Região Autónoma da Madeira.
LUSA