No passado fim de semana 21, 22 e 23 de abril, a patinagem de velocidade da região marcou presença naquele que é o maior torneio do mundo na atualidade.
O torneio internacional de Geisingen- Alemanha contou na edição de 2017 com mais de 900 patinadores de 28 nações diferentes, a Madeira marcou presença neste evento com 18 patinadores em representação de 3 clubes regionais, nomeadamente o CDR Santanense com 5 patinadores, o CS Marítimo com 6 patinadores e o CDR Prazeres com 7 patinadores.
Nesta que foi a 3ª etapa da taça da Europa 2017, o CDR Prazeres voltou a se destacar através do patinador Marco Lira com um 4ºlugar na prova de 200 metros lançados no escalão de cadetes masculinos e viria ainda a se classificar em 8º lugar na classificação geral do torneio num total de 84 patinadores.
Ainda no escalão de cadetes masculinos, o 2º melhor atleta insular viria a ser Diogo Lourenço que fez um 11º lugar na prova de 3km a pontos, já Luís Carlos Silva viria a fazer como melhor classificação 20º nos 500 metros sprint, todos do CDR Prazeres.
Já do CDR Santanense, o patinador Bruno Jardim viria a fazer como melhor classificação 23º nas provas de 200 metros lançados e 500 metros sprint e o patinador Artur Mendonça fez como melhor classificação um 20º nos 200 metros lançados.
Do CS Marítimo, Rodrigo Mendes foi 26º na prova de 3 km a pontos e Pedro Figueiredo viria a ter como melhor classificação 19º na prova de 10km a eliminar.
Nas cadetes femininas, que contou com 109 patinadoras, a Madeira esteve representada por 4 patinadoras dos 3 clubes regionais presentes no evento, contudo a melhor atleta insular foi Beatriz Freitas (CS Marítimo) que se classificou na 18ª posição na prova de 500 metros sprint.
Já Sofia Caetano (CDR Santanense) viria a fazer como sua melhor classificação um 47º lugar na prova de 3km a pontos. As iniciadas Maria Beatriz Silva e Inês Bettencourt, ambas do CDR Prazeres a competir no escalão superior, realizaram como melhores classificações 48º na prova de 3km pontos e 66º nos 500 metros sprint, respetivamente.
Nos escalão de juniores B masculinos, Vasco Martins em representação do CDR Prazeres teve como melhor prestação um 40º lugar na prova de 200 metros lançados, entre 92 patinadores.
Nos juniores A masculinos, António Freitas e Ricardo Caldeira ambos do CDR Santanense realizaram como melhores prestações 20º e 44º na prova de 10km pontos, respetivamente, entre 74 patinadores.
Nos seniores masculinos Diogo Mendes e Hélio Santos, ambos do CS Marítimo, realizaram como melhores prestações 78º na prova de 15km eliminar e 103º na prova de 10km pontos respetivamente entre 136 patinadores.
Para finalizar, a Madeira esteve representada pela Carlota Mendes (CS Marítimo) e pela Glória Pereira (CDR Prazeres) que realizaram como melhor prestações o 46ª o 64ª respetivamente, entre 81 patinadoras.
Os resultados acima referidos, apesar de não representarem o conquistar de nenhum troféu são bastante positivos tendo em conta o nível de dimensão mundial que estava presente no evento em quase todos os escalões.
A patinagem de velocidade regional volta à atividade nos dias 6 e 7 de maio com a participação internacional na 5ªetapa da taça da Europa de Heerde- Holanda e com a realização do Torneio Regional de Esperanças.