A dupla irlandesa Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2) estreou-se da melhor forma no Campeonato de Portugal de Ralis, ao garantir a vitória, este domingo, no Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto com uma vantagem de um minutos 35.5 segundos face a Miguel Correia.
“Foi um bom começo de campeonato, mas gostava de ter ganho também a nível absoluto… Gostei da prova e agora que venha a próxima”, comentou Breen, o piloto mais rápido em prova a nível absoluto – ganhou 6 das 14 classificativas – que não deixou de apanhar um valente susto neste último dia, na segunda passagem por Luílhas, quando na sequência de um ligeiro “toque” ficou com o Hyundai a andar em duas rodas…
Miguel Correia percebeu rapidamente que o segundo lugar no CPR era precioso para os seus objetivos no campeonato. “Hoje já conseguimos andar ao nosso ritmo, o carro estava muito melhor e este resultado foi bastante positivo para início de campeonato”, disse o jovem piloto de Braga.
O terceiro lugar também não sofreu alteração, já que Ricardo Teodósio, com o Hyundai afinado mais ao seu gosto, teve oportunidade de se “expressar” melhor, mas nem por isso passou por momentos de tranquilidade no final: “Apostava em conseguir um bom resultado na power stage [Lameirinha 2], para amealhar o máximo de pontos, mas fui surpreendido por um furo e quase perdia o terceiro lugar. Até chorei… Felizmente, tudo acabou bem”, explicou o piloto do Team Hyundai Portugal.
A última etapa, este domingo, ainda permitiu que José Pedro Fontes (Citroen C3) minimizasse o modesto desempenho do dia anterior, ganhando duas posições, a Pedro Almeida e Lucas Simões. “Ontem erramos na afinação do carro para lama e sofremos com isso, mas hoje foi possível lutar com os melhores pilotos portugueses e recuperar os lugares possíveis”, adiantava o piloto da Sports & You.
Lucas Simões levou o Ford Fiesta R5 a bom porto no seu quarto rali em pisos de terra, considerando a experiência positiva, para “adquirir confiança”.
Quem ficou pelo caminho, a meio desta derradeira etapa, quando ocupava a sétima posição, foi Bernardo Sousa (Citroen C3), devido a um “toque” com a roda traseira direita na primeira passagem pela Lameirinha.
Por último, de referir que na power stage (Lameirinha 2), qur atribui pontos suplementares para o CPR, Breen averbou o melhor tempo, seguido de Miguel Correia e de José Pedro Fontes.