"Estão a ser enviadas mensagens de SMS fraudulentas em nome da Segurança Social", pode ler-se na página da Segurança Social.
Segundo a nota, a mensagem é acompanhada de um ‘link’ para uma página falsa que utiliza indevidamente a imagem da Segurança Social Direta, indica que o cidadão tem subsídios por receber e pede o preenchimento de dados do cartão de crédito bancário.
"Caso receba uma mensagem idêntica a esta, o cidadão não deve clicar no ‘link’", alerta a Segurança Social.
Segundo o organismo, trata-se de uma ação de ‘phishing’ (envio de mensagens fraudulentas para ‘pescar’ informação dos utilizadores) que pode ter como objetivo "obter informações confidenciais ou extorquir dinheiro ao cidadão, usando a identidade da Segurança Social para o efeito".
"Caso tenha respondido à informação solicitada na SMS, deve contactar de imediato o seu banco e explicar o sucedido", refere o instituto.
A Segurança Social explica que "nunca envia ‘links’ através de mensagens por SMS nem pede dados bancários" e que a atualização do IBAN é feita através da Segurança Social Direta, após autenticação com palavra-chave.