Benfica e Sporting empataram 2-2 no dérbi da 16.ª jornada da I Liga de futebol, que deixou os ‘encarnados’ com quatro pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga e sete sobre o FC Porto, que joga ainda hoje.
O Sporting esteve duas vezes em vantagem, com um golo na própria baliza do dinamarquês Alexander Bah, num lance disputado com Trincão, aos 27 minutos, e, depois, com um golo de Pedro Gonçalves, aos 53, na conversão de uma grande penalidade. Em ambos os casos, Gonçalo Ramos igualou a partida, aos 37 e 64, totalizando 11 golos no campeonato, destancando-se na lista de melhores marcadores do iraniano Taremi, que conta nove.
Com esta igualdade, o Benfica, que ainda não tinha perdido pontos no Estádio da Luz, em Lisboa, nos oito jogos anteriores, soma 41 pontos, mais quatro do que o Sporting de Braga, segundo classificado, e mais oito do que o campeão FC Porto, que ainda hoje recebe o Famalicão, enquanto o Sporting permanece no quarto lugar, com 29, a 12 pontos do líder.
Não posso criticar os meus jogadores. Mostraram excelente atitude, bom futebol. Era possível ganhar este jogo. A equipa mostrou boa mentalidade. Conseguiram ganhar muitos duelos e recuperar bolas, encostar o Sporting na defesa, fizemos uma excelente jogada no 2-2. Tivemos oportunidades mas não marcámos o terceiro.
Vi um bom jogo de futebol. O Sporting mostrou a sua qualidade, tem uma equipa muito boa. Não foi fácil e ainda temos muito caminho pela frente. Ainda faltam 18 jornadas. Temos muito a retirar deste jogo, que não vencemos, mas por vezes é importante ter este tipo de encontros".
Rúben Amorim (Treinador do Sporting): "Começámos bem, com bola e tranquilidade. Vínhamos de um momento difícil mas conseguimos implementar o nosso jogo. Sabemos o que o Benfica consegue fazer, está cheio de talento e é muito bem treinado. Chegámos ao golo com justiça, o Benfica respondeu.
Foi sempre um jogo bem dividido, ou com bola ou transições. No fim, o Benfica um bocadinho por cima, o ambiente ajudou. Foi pena não garantirmos os três pontos, foi um excelente jogo.
(Sobre a entrada de St. Juste) O Matheus Reis já estava com dificuldade, e reparámos que o Neres ia entrar, um jogador muito rápido.
(obre a segunda volta do campeonato) É jogo a jogo, como fizemos hoje. No fim, logo se vê".
Gonçalo Ramos (Jogador do Benfica e autor de dois golos): "Andámos sempre atrás do resultado, mas conseguimos responder bem. Tivemos oportunidades para vencer o jogo. Foi um grande jogo.
O meu objetivo é concretizar as jogadas que a equipa cria. Foram duas grandes jogadas, fizemos mais jogadas para golo mas infelizmente não conseguimos marcar.
Tivemos um grande apoio dos adeptos, é sempre uma alavanca importante para nós".
Francisco Trincão (Jogador do Sporting): "Para nós é sempre mau (empatar), lutámos sempre para ganhar. Saímos insatisfeitos do jogo, podíamos ter ganho. Saímos daqui tristes.
(Na segunda parte} O jogo acabou por se partir um pouco, mas tivemos as nossas oportunidades. Não concretizámos. Não foi a nosso favor.
(Sobre a segunda volta do campeonato) Jogo a jogo, lutamos todos os jogos para ganhar e assim será sempre".